Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Intercâmbio nos EUA ou Canadá? Conheça as vantagens dos dois países

Tempo de leitura: 4 minutos

Viajar para o exterior com o objetivo de aprimorar o seu inglês é uma ótima forma de conhecer novas culturas e ter uma imersão profunda no idioma. Dois dos destinos mais famosos para intercâmbio são os EUA e Canadá.

Os dois países da América do Norte recebem milhares de intercambistas, de todos os lugares do mundo, anualmente. Se você está em dúvida entre os dois, separamos informações úteis para te auxiliar na escolha. Continue a leitura!

Facilidade para tirar o visto

Seja o intercâmbio nos EUA ou Canadá, você precisará emitir um visto para entrar no país. No Canadá, se você for fazer um curso de idiomas com duração inferior a 24 semanas, o consulado exige apenas o visto de turista. Porém, se o seu plano é fazer um curso com duração superior a essa, é necessário um visto de estudante.

Para trabalhar e estudar, a lei canadense exige que o intercambista esteja matriculado em um curso vocacional, chamado de Career College, com duração mínima de seis meses. Essas aulas incluem opções de marketing, turismo, tecnologia da informação e outros. Cursos de idiomas não são o suficiente para a permissão de trabalho e estudo.  

O processo de emissão de visto para intercambista no Canadá é relativamente simples. Confira o passo a passo oficial, fornecido pelo governo canadense, clicando aqui.

Já nos Estados Unidos, as regras são bem diferentes. Atualmente, a maioria dos intercambistas que desejam trabalhar e estudar no país vão em programas de Work and Travel de verão. Eles podem ser realizados durante a estação por universitários que tenham entre 18 e 28 anos.

Se o curso de inglês escolhido tem carga horária menor que 18 horas semanais, você pode optar por tirar o visto de turista, que é mais barato e o processo de emissão é menos burocrático.  

Caso pretenda apenas estudar, e não trabalhar, é recomendado solicitar o visto de estudos F-1. É importante lembrar que esse visto não permite trabalho remunerado, a não ser dentro da instituição de ensino.  

Por conta da complexidade e burocracia, podemos afirmar que é mais fácil tirar visto para o Canadá.

Clima

Os dois países fazem divisa no hemisfério norte, por conta disso a ordem de estações é o inverso do Brasil. Enquanto o Natal tupiniquim é em pleno verão, estadunidenses e canadenses estão aproveitando o inverno, por exemplo.

O Canadá, país mais ao norte, é famoso por suas temperaturas baixíssimas, podendo chegar até 40 °C negativos. Se você prefere temperaturas amenas e escolher o país, é recomendado ir para Vancouver ou outras cidades da região, que durante o verão podem chegar em 40 °C (dessa vez, positivos).  

Quando falamos dos Estados Unidos, é praticamente impossível definir seu clima como um todo. Seu vasto território, em uma posição nem longe, nem perto da Linha do Equador, torna seu clima muito diverso, de acordo com a região que você se encontra.  


Por sua grande extensão e posição no globo, o clima estadunidense varia bastante de acordo com a localização.

Além dos 48 estados no continente, os EUA ainda contam com o Havaí, com clima bem quente, e Alasca, com temperaturas baixíssimas quase o ano inteiro. Estados como a Califórnia são quentes e possuem temperaturas amenas até no inverno, enquanto Nova Iorque e Massachusetts contam com estações bem definidas, com bastante calor no verão e frio forte no inverno.  

Por conta dessas características, se você está disposto a enfrentar temperaturas extremamente baixas, é recomendado o Canadá. Mas, se preferir temperaturas mais amenas ou variadas, existem diversos pontos dos Estados Unidos para considerar.

Cultura e turismo  

Formado por uma intensa imigração europeia e, no sul, latino-americana, os Estados Unidos possuem as mais diversas culturas no mesmo território. Assim como na Austrália, sua culinária “bebe” de muitas fontes diferentes.  

Opções de turismo nos Estados Unidos não faltam: desde visitar os mundos mágicos da Disney, conhecer a vida noturna de Nova Iorque e até pegar uma praia tranquila na Califórnia, existem programas para todos os gostos.

intercâmbio nos eua ou canadá
O turismo nos EUA é famoso graças a destinos como Nova Iorque e os parques da Disney.

Por ter uma política imigratória relativamente simples, o Canadá recebe muitos imigrantes, de todos os lugares do mundo, todos os anos. O país possui duas línguas oficiais, o inglês e o francês, sendo também conhecido como uma região com povo amigável e acolhedor.

O turismo no Canadá não é tão conhecido quanto o praticado nos EUA, mas opções também não faltam. As metrópoles Vancouver e Toronto são casa de uma vida noturna agitada e um ritmo comum de cidades grandes, enquanto diversos pontos do país possuem diversas estações de ski e chalés aconchegantes.

No quesito turismo, não há como negar que os Estados Unidos levam o ponto.

Custo de vida

Nos Estados Unidos, o custo de vida varia fortemente de acordo com a região. Enquanto metrópoles como Nova Iorque são famosas por seus aluguéis astronômicos, por exemplo, já o estado do Texas é conhecido por ser relativamente barato para se morar.

O Canadá também segue a regra de metrópoles caras, mas mesmo assim não chega a ser tão caro quanto certas regiões dos Estados Unidos. É importante notar que o Canadá conta com sistema público de saúde universal, o que diminui bastante o impacto em caso de acidentes ou doenças.

Se você procura economizar, o Canadá é a melhor opção.

Escolher entre intercâmbio nos EUA ou Canadá pode não ser uma tarefa fácil, mas não se preocupe! Seja o que você escolher, os dois destinos dão ótimas oportunidades de aprendizado e vivência para os intercambistas.

Quer fazer um intercâmbio? Clique no banner e conheça a Minds Travel!

minds travel

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Feito por Nerau Studio