Conheça os modelos de franquia que vão bombar em 2024 

Conheça os modelos de franquia que vão bombar em 2024 

Uma pesquisa divulgada recentemente pela ABF, Associação Brasileira de Franchising, mostra que o mercado de franquias do Brasil consolidou sua recuperação e voltou a crescer em 2023, com o faturamento atingindo R$240,661 bilhões

Modelo PP da Minds Idiomas em um Coworking na cidade de Petrópolis. (Imagem: Minds)

Não é novidade que um dos melhores modelos de negócios para investimento é o de franquia, pois já foi testado no mercado e transmite segurança e credibilidade para os investidores. Para se ter uma ideia, uma pesquisa divulgada recentemente pela ABF, Associação Brasileira de Franchising, mostrou que o mercado de franquias do Brasil consolidou sua recuperação e voltou a crescer em 2023, com o faturamento atingindo R$240,661 bilhões, representando uma variação nominal de 13,8% em relação a 2022. 

Em consequência de todo esse sucesso, o franchising se reinventa constantemente, investindo em novos formatos de estrutura e na tecnologia para que o empreendedor escolha aquele que mais se encaixe às necessidades do público, da região e do seu orçamento. Além disso, alguns modelos oferecem ao franqueado a possibilidade de comandar um negócio à distância e abrir unidades em locais pouco convencionais, como coworking, clubes, estação de metrôs e outros. “Nós observamos o mercado e estamos sempre nos adaptando para atender as demandas dos nossos clientes. Atualmente, temos unidades dentro de coworkings e centros esportivos, algo que acaba surpreendendo os nossos clientes, até porque somos uma escola de inglês, e quando pensam no nosso negócio imaginam em um prédio convencional, o que também temos. Mas esse tipo de inovação, em espaços compartilhados, faz com que a gente se destaque no mercado”, comenta Leiza Oliveira, CEO da Minds, rede de escola de idiomas. 

Na Minds, é possível encontrar esse leque de opções de negócios para atender às diferentes capacidades financeiras dos investidores que buscam a marca. Existem vários benefícios em abrir um negócio fora de lugares convencionais. A exemplo disso, Felipe Almeida, franqueado da Minds Idiomas de Petrópolis, optou por estabelecer o seu negócio em um espaço de coworking. 

“O primeiro ponto é a redução de custo, onde paga somente pelo espaço. Começamos só com uma sala, e depois pegamos outras salas. Conforme a receita aumenta, a gente consegue alugar mais salas. E como o coworking oferece um espaço compartilhado com outras empresas, novas pessoas acabam conhecendo a Minds Idiomas e se interessando pelo curso ou indicando para os familiares e amigos. Sempre ressalto aos alunos os benefícios que eles têm de estudar dentro do coworking, como descontos em outras empresas e segurança. O processo também permite o trabalho do franqueado e de um professor, tornando flexível a estruturação de um negócio para quem quer começar a empreender”, explica Felipe.

Vários fatores influenciam na hora de investir em um modelo de franquia, incluindo o tipo de negócio, público-alvo, localização e orçamento disponível. 

No momento de escolher um modelo de franquia é importante realizar uma análise do que o seu serviço pretende oferecer à região:

Quiosque: quando o investidor decide investir no modelo de quiosque, ele possui um menor investimento inicial, maior flexibilidade na escolha de localização e pode focar em produtos ou serviços específicos. Por outro lado, o espaço é limitado e pode restringir a variedade de produtos e serviços oferecidos. 

Híbrido: é um tipo de negócio que permite ao franqueado flexibilidade de gestão, podendo trabalhar a qualquer hora e fora do ambiente de trabalho. Por outro lado, requer uma gestão cuidadosa para equilibrar diferentes aspectos do negócio.

Coworking: oferece espaço de trabalho compartilhado, ideal para profissionais independentes e pequenas empresas, o que facilita networking e colaboração entre diferentes empresas e profissionais. Geralmente, proporciona um ambiente mais dinâmico e inspirador. A gestão eficiente do espaço e a atração de membros são cruciais para o sucesso.

Além dessas considerações gerais, é fundamental realizar uma pesquisa de mercado detalhada para entender as necessidades e preferências do público-alvo na região escolhida. Avalie a concorrência, analise o potencial de crescimento do mercado e ajuste o modelo de investimento de acordo com essas informações.

A Minds possui modelos de franquia do tamanho PP ao G. Saiba mais, aqui!

Related Posts