A liderança feminina cresce no mercado do franchising 

A liderança feminina cresce no mercado do franchising 

A presença delas no mundo das franquias está se equiparando cada vez mais à dos homens. De acordo com um estudo da Associação Brasileira de Franchising (ABF), elas já são donas de cerca de 49% das franquias do país

(Imagem: Arquivo pessoal)

O mercado de franchising é muito conhecido por ter homens no comando das grandes redes. No entanto, esse cenário vem mudando e muitas mulheres vêm conquistando espaços grandiosos nesse universo. Nos últimos anos, temos testemunhado um aumento significativo na presença e influência das mulheres nesse setor dinâmico e em constante crescimento, na Minds, rede de Idiomas, por exemplo, eles possuem 68% das mulheres no comando das franquias. A presença delas no mundo das franquias está se equiparando cada vez mais à dos homens. De acordo com um estudo da Associação Brasileira de Franchising (ABF), elas já são donas de cerca de 49% das franquias do país. Isso mostra que as mulheres estão se tornando cada vez mais donas do seu próprio negócio, buscando autonomia e independência financeira. 

O papel de uma líder feminina no mercado de franquias vai muito além da simples gestão. Nós desempenhamos um papel crucial na quebra de estereótipos de gênero, desafiando normas e inspirando outras mulheres a buscar posições de liderança. O comprometimento, a resiliência e a habilidade de conciliar diferentes aspectos da vida são características marcantes na nossa trajetória.“No próprio mercado no qual eu atuo, ainda recebo alguns olhares surpresos quando digo que sou CEO da rede que a cada ano se inova e cresce, e com o apoio também de mulheres”, ressalta Leiza Oliveira, CEO da rede. 

Ainda existem estereótipos de gênero enraizados, em que muitos ainda enxergam que mulheres são empreendedoras em negócios ligados à beleza, estética e alimentação. Contudo, muitas líderes femininas têm superado esses desafios e conquistando espaços em diversos setores, tornando-se modelos a serem seguidos. “No entanto, é essencial reconhecer que nós, como mulheres, enfrentamos desafios específicos no mundo dos negócios, A empatia e a habilidade de compreender as necessidades de franqueados, colaboradores e clientes são cruciais para o nosso sucesso. Além disso, a diversidade de perspectivas proporcionada por líderes femininas contribui para a inovação e para a tomada de decisões”, comenta Leiza.

As líderes femininas no franchising estão moldando o futuro do setor e, ao fazê-lo, estão abrindo caminho para outras mulheres trilharem o mesmo caminho com confiança e determinação.

Saiba mais sobre Minds, aqui. 

Related Posts