4 dicas de como fazer networking em inglês em 2024

4 dicas de como fazer networking em inglês em 2024

Cerca de 85% das vagas de emprego são preenchidas por meio de networking, aponta pesquisa da The Adler Group

Ofereça seu conhecimento, compartilhe recursos e faça conexões. Isso constrói relacionamentos sólidos. (Imagem: Unsplash)

Em 2024, a forma de fazer networking mudou. Não é somente sobre pessoas do trabalho ou da sua área profissional, qualquer tipo de conexão será bem vinda e poderá ser aproveitada em um futuro, caso não encaixe no presente. Uma pesquisa realizada pela consultoria The Adler Group, em 2016, revelou que cerca de 85% das vagas de emprego são preenchidas por meio de networking. O levantamento, realizado com cerca de 3 mil pessoas, também concluiu que muitas delas não possuíam as qualificações ideais para os cargos que ocupavam. 

Existem diversas formas de se destacar nas redes de contatos, porém uma que vem ganhando espaço e conquistando cada vez mais oportunidades para quem vem apostando, é o aprimoramento em inglês. Não é novidade, que a maioria das vagas profissionais, hoje em dia, já solicitam o inglês como um ponto a mais para se destacar dos concorrentes. “Podemos estar em lugares que venham surgir a oportunidade de utilizar o inglês e você vai acabar se destacando entre os ali presentes, e alguém te observando, no que pode acarretar em novos caminhos para a vida profissional e pessoal”, comenta Leiza Oliveira, CEO da rede de escola Minds Idiomas.

Criar relacionamentos com outras pessoas é uma prática fundamental para o desenvolvimento pessoal e da carreira em diversos setores. Essas conexões não apenas proporcionam a troca de experiências valiosas, mas também abrem portas para novas oportunidades e crescimento. Na Minds Idiomas, uma das estratégias para os alunos aprenderem de forma mais rápida a língua inglesa, é colocá-los para conversarem entre si e ir conhecendo um pouco da vida do colega, fora da instituição. Vários laços já foram formados nessa atividade dentro de sala de aula. 

Analisando a situação, Leiza, CEO da Minds, traz 4 ideias de como aperfeiçoar o networking em inglês neste ano de 2024:

1.Participe de Eventos: mesmo que seja por hobbie, esses ambientes proporcionam oportunidades excelentes para conhecer profissionais de todas as áreas, e às vezes conhecer até pessoas de outros países, que estão buscando justamente essa troca. 

2.Redes sociais: plataformas como LinkedIn são cruciais para networking. Certifique-se de ter um perfil completo e envolvente, participe de grupos relevantes e compartilhe conteúdo relacionado à sua área de atuação.

3.Pró-atividade: Aborde as pessoas com educação e seja proativo(a) ao iniciar conversas. Pergunte sobre a carreira delas, compartilhe um pouco sobre a sua experiência e veja se há oportunidades para colaboração ou aprendizado mútuo.

4.Autenticidade: As pessoas respondem positivamente à autenticidade, então seja você mesmo(a) ao construir relacionamentos profissionais. Esteja disposto(a) a ajudar os outros. Ofereça seu conhecimento, compartilhe recursos e faça conexões. Isso constrói relacionamentos sólidos.

Aproveite 2024, e mergulhe em novas redes de contatos que te proporcionarão novas oportunidades. 

Related Posts