Rede de escola Minds promove projeto de meditação na sala de aula e no aprendizado de um segundo idioma

Rede de escola Minds promove projeto de meditação na sala de aula e no aprendizado de um segundo idioma

Rede de escola Minds promove projeto de meditação em sala de aula e no aprendizado de um segundo idioma!

 Fazer 25 minutos das atividades por dia pode estimular as habilidades cognitivas relacionadas ao comportamento e também aumenta a capacidade de controlar julgamentos rápidos estereotipados, ações e pensamentos rotineiros

O cérebro é o órgão que rege o funcionamento do corpo humano. Para um bom desenvolvimento das funções cerebrais, a mente necessita de um descanso adequado que varia entre as várias faixas etárias, desde os adultos até as crianças. Mesmo tendo pouca idade, as crianças costumam gastar bastante energia brincando, e o repouso às vezes não é tão levado a sério, devendo ser um ponto de atenção para os pais e responsáveis.

Um estudo realizado na Universidade de Waterloo, no Canadá, indicou que fazer 25 minutos de meditação por dia pode estimular as habilidades cognitivas relacionadas ao comportamento, e também aumenta a capacidade de controlar julgamentos rápidos estereotipados, ações e pensamentos rotineiros.

Quando falamos dos benefícios da meditação para as crianças os pontos positivos são inúmeros, tais como:

  • Aumento da concentração: a prática regular pode promover a capacidade de concentração e foco. Isso pode ser útil em suas atividades diárias, como nos estudos, esportes e interações sociais;
  • Redução da ansiedade e do estresse: segundo a revista Veja, cerca de 10% dos pequenos sofrem desse mal e 5 em cada dez crianças podem sofrer algum episódio depressivo por conta da ansiedade. Porém, essa atividade pode ajudar a acalmar suas mentes, combatendo a ansiedade e ensinando-as a lidar melhor com o estresse emocional.
  • Melhoramento do sono: a hora de adormecer, para alguns pequeninos, pode ser um momento tenso. A ioga ou outras práticas de meditação auxiliam no relaxamento do corpo, podendo ser útil ao preparar as crianças para uma noite de sono mais tranquila.

“Crianças também precisam descansar sua mente para desenvolverem melhor suas atividades. Por isso elaboramos um programa no qual elas, antes de entrarem em suas aulas, realizam a prática meditativa com a ajuda de um profissional habilitado. É um trabalho que vai além da descontração para eles, mas como agentes da educação e do desenvolvimento de futuros profissionais, entendemos a missão de auxiliá-los para administrarem melhores suas emoções”, afirma Rodrigo Berghahn, Diretor Pedagógico da Minds.

                    Alunos da Rede de idiomas Minds em um momento de meditação (Créditos: galeria Minds)

Related Posts