Falar mais de um idioma pode beneficiar a memória

Falar mais de um idioma pode beneficiar a memória

O bilinguismo pode proteger contra a demência e o declínio cognitivo em idosos, como também o Alzheimer

Possuir mais de um idioma pode abrir grandes portas, isso já não é mais uma novidade, mas os benefícios que isso pode proporcionar vão além de questões relacionadas ao mercado de trabalho, chegando até a saúde. 

Estudos científicos têm demonstrado consistentemente que pessoas bilíngues ou multilíngues geralmente apresentam uma vantagem na capacidade de memória em comparação com aqueles que falam apenas um idioma. Isso ocorre porque o ato de alternância entre diferentes idiomas exige um controle cognitivo mais robusto, fortalecendo assim as redes neurais responsáveis ​​pela memória e pelo pensamento abstrato.

A conclusão é de um novo estudo conduzido por pesquisadores na Alemanha, ao sugerir que o bilinguismo pode proteger contra a demência e o declínio cognitivo em idosos, como também o Alzheimer.

Essa explicação pode ser entendida porque o cérebro está em constante atividade, o que é crucial para preservar a função cognitiva à medida que envelhecemos. Portanto, falar vários idiomas não só pode melhorar a memória no curto prazo, mas também pode contribuir para a saúde cerebral por longos anos.

Uma das maneiras pelas quais a habilidade aprimora o conhecimento é chamada memória de trabalho, que está relacionada à capacidade de manter e manipular informações temporariamente.

“Aqui na escola estimulamos para que crianças, desde o início do seu período de aprendizagem, estejam em contato com o inglês e outros idiomas para terem uma visão global, tão necessário para que quando cresçam, continuem em constante contato com outras línguas e com pessoas do mundo inteiro. Mostrar a importância que o inglês tem na vida dos estudantes é uma missão que colocamos em prática todos os dias, proporcionando um ambiente de fala no momento em que entram nas escolas. Lembrando que nunca é tarde para ter se aprender uma nova língua”, afirma o CMO da Minds, Augusto Jimenez

A CEO revela até outros benefícios do bilinguismo:

  • Desenvolvimento cognitivo;
  • Melhor processamento de memória;
  • Eficiência para múltiplas tarefas;
  • Redução de doenças como demência.

Outro ponto é que, trabalhando esse estímulo desde os primeiros anos de escola, o Brasil sai da posição que apenas 1% da população é fluente no idioma, e promove melhores profissionais para o futuro do país. 

Related Posts