Qualquer idioma ultrapassa suas regras clássicas. Regionalismos, abreviações e muitas outras coisas fazem com que a língua esteja sempre em constante evolução. Por isso, quem deseja aprender inglês precisa se familiarizar com gírias e outras expressões populares.
Pensando nisso, criamos um pequeno dicionário de gírias em inglês que você precisa conhecer. Confira!
Gírias em inglês: conversas informais
Quem ainda não está habituado com o idioma, pode sentir o momento de conversar como o maior desafio, já que falas muito formais podem não soar naturais..
Tudo depende de contexto. No entanto, pense que você acabou de encontrar um amigo em uma balada. Soa muito mais natural cumprimentá-la com um “e aí, beleza?” do que um “boa noite, senhor”, não é mesmo?
Por essa razão, confira algumas das gírias e expressões em inglês para usar em uma conversa informal:
What’s up?: uma das expressões mais comuns do dia a dia, é possível traduzi-la para “beleza?”. A gíria também tem variações ainda mais informais, como “sup?”.
Hey, boy/girl!: expressão popular para cumprimentar amigos ou colegas próximos. A tradução literal é “ei, garoto/a!”, mas o sentido está para mais um “oi, miga!”.
Gírias de reação
Em uma conversa, costuma-se usar frases curtas para reagir ao que o outro está falando. Seja para expressar alegria, revolta, tristeza, animação ou só finalizar um assunto, é comum utilizar gírias de reação. Confira as mais comuns:
Cool: uma das gírias mais famosas e usadas, você com certeza já ouviu e a usou. A tradução literal da palavra é “fresco”, mas é usado como “legal”, “bacana”.
Holy crap!: utilizado para mostrar surpresa e espanto, a gíria é uma versão menos chula de outra expressão bem famosa. Há ainda outras versões, como “holy moly!” e até mais engraçadas, como “holy guacamole!”.
For real?: usado como o nosso “sério?”, essa expressão também indica surpresa.
Gírias da Internet
Tirando siglas, hoje em dia é muito difícil definir o que é uma gíria da Internet ou “das ruas”. Os mundos se misturam, e gírias anteriormente encontradas apenas em uma região se tornam populares na Internet, ou algum termo criado no mundo virtual acaba invadindo o mundo offline. Confira algumas das mais populares:
AF: esse acrônimo para a expressão “as f***” é muito usado para enfatizar algo, tanto na Internet quanto em ambientes em que palavras chulas como essa não são permitidas.
Bae: forma carinhosa de chamar a pessoa amada. Enquanto alguns dizem que é apenas uma abreviação de “baby”, outros afirmam que é um acrônimo para “before anyone else” (antes de qualquer um).
Bye, Felicia!: expressão usada para terminar uma discussão ou mandar alguém que você não gosta se afastar, com origem no filme Friday, de 1995.
Extra: ao usar essa expressão, você está dizendo que alguém ou algo é muito exagerado. Exemplo: “you’re so extra!”.
OMG/OMFG: acrônimo para “oh my God” ou “oh my f God”, até na linguagem falada o uso dele se popularizou.
Novas gírias
A cada dia que passa, parece que novas gírias surgem. Conheça algumas daquelas que estão em alta:
GOAT/?: acrônimo para “greatest of all time”, pode também aparecer como o emoji de cabra (tradução literal da palavra “goat”).
Low key/high key: enquanto “low key” é usado para descrever algo ou uma característica discreta, “high key” é o oposto.
Hundo P: uma forma de abreviar 100% (“hundred percent”).
Lit: sinônimo de “cool”, mas também usado para descrever alguém sob efeito de álcool ou drogas.
RT: com origem na ferramenta de retuíte do Twitter, RT é usado em outros cantos da Internet como forma de concordar com algo ou alguém.
Woke: usada para descrever alguém com muito conhecimento ou sensibilidade em pautas sociais, normalmente envolvendo minorias.
O dicionário de gírias em inglês recebe novos termos constantemente, assim como alguns caem em desuso. Para estar sempre em dia, vale a pena ler artigos e livros, assistir filmes e séries e estar em contato com a língua sempre que puder.
Gostou do conteúdo? Assine nossa newsletter e receba mais dicas todas as semanas em seu e-mail!