Conheça 5 dicas para aprender inglês depois dos 30

Conheça 5 dicas para aprender inglês depois dos 30
Você já deve ter ouvido que “inglês é para todas as idades”, não é mesmo? Por essa razão, é possível aprender o idioma independentemente da idade de quem procura. Se você quer aprender inglês depois dos 30, saiba que ainda tem chances de dominar a língua. A capacidade de aprendizagem de um idioma em um adulto é diferente de uma criança ou adolescente. Isso não se refere à inteligência ou qualquer outra coisa do tipo: os mecanismos que o cérebro utiliza para a absorção de uma nova língua são mais complexos, o que interfere na compreensão das informações. A pronúncia também é outro problema que costuma atrapalhar. O chamado aparelho fonológico, formado por músculos e nervos, perde sua capacidade total com o passar dos anos, prejudicando a articulação de frases. Portanto, é preciso muito empenho e dedicação, uma vez que a dinâmica e a metodologia dos estudos é um pouco diferente. Para saber como aprender inglês depois dos 30, listamos cinco dicas para facilitar esse processo de aprendizagem. Confira!

1. Baixe aplicativos

Com a rotina de trabalho e, talvez, de estudos, pode ser que você não tenha tanto tempo assim para se dedicar a aulas fixas, sejam elas presenciais ou online. Porém, isso não é motivo para desistir! Existe uma variedade de aplicativos de celular úteis para o treinamento diário da língua.
aprender inglês depois dos 30 - aplicativos
Poucos minutos no dia são suficientes para memorizar os conteúdos.
Com isso, você pode utilizá-los no caminho ao trabalho, no intervalo de almoço e até mesmo antes de dormir. São aqueles 15 minutinhos para refrescar a cabeça que podem contribuir – e muito – para memorizar frases, aperfeiçoar o listen in e treinar o speak.

2. Crie uma rotina diária de estudos

Sabe aquela meia hora diária de estudos? Ela ajuda bastante ao aprender inglês depois do 30. Conviver com o vocabulário todos os dias faz com que você aprimore seus conhecimentos e não caia no esquecimento do que já aprendeu.
aprender inglês depois dos 30 - rotina de estudos
Poucos minutos no dia são suficientes para memorizar os conteúdos.
Mas lembre-se que essa rotina deve ser organizada, regrada e, de preferência, em horários semelhantes. A intenção é criar hábito e estar sempre em contato com o idioma.

3. Envolva-se com a cultura

Saber um pouco mais sobre a cultura dos países com o idioma inglês também é vantajoso para entender o contexto e aplicação de frases e gírias muito utilizadas. É a partir desse entendimento que a língua se mostra mais entendível e aplicável ao cotidiano. Portanto, leia livros, assista documentários e esteja sempre atualizado das notícias desses locais.

4. Aperfeiçoe o listening

Assim como pronúncia e leitura, saber ouvir é uma tarefa fundamental para chegar ao domínio da língua, e há diversas maneiras para aperfeiçoar o “ouvido”. Conheça algumas:

Podcasts

Por ser um método mais simples e prático, os podcasts são ótimas ferramentas para desenvolver a escuta. Com o tempo, você vai ouvi-los e desenvolver o listening progressivamente, até o domínio total. A BBC de Londres tem uma página em seu site oficial voltada inteiramente a podcasts aos estudantes do idioma. Os downloads são gratuitos e há uma infinidade de temas para você escolher. Clique aqui para conferir. Plataformas de streaming de música, como Spotify, Apple Music e Soundcloud, também oferecem sessões exclusivas para podcasts. Procure pelas categorias que mais lhe interessam e experimente alguns programas!

Filmes e séries

Que tal unir a diversão de assistir seus filmes e séries prediletas e, ainda, aprender mais sobre a língua inglesa? É um exercício bastante eficiente, já que você estará com uma motivação muito maior.
aprender inglês depois dos 30 - filmes
Filmes e séries podem servir para desenvolver a compreensão ao idioma.
Para treinar, preste atenção em tudo o que envolve o diálogo dos personagens: sotaques, pronúncia e gírias. Note em como aquela palavra é proferida e em que entonação é feita. A intenção é sempre alternar, ou seja, em alguns dias assistir com idioma inglês e legendas em português; em outros, com a dublagem em português e legendas em inglês; e se estiver mais avançado, em inglês com as legendas em inglês, para assimilar as palavras com os sons próprios.

Músicas

Embora envolvam sotaques diferentes e uma pronúncia rítmica, as músicas oferecem um bom alicerce para o desenvolvimento na língua inglesa. Comece com suas músicas preferidas: escute com atenção em como as palavras são pronunciadas e busque, no mesmo momento, o significado daquelas que você não entendeu.
aprender inglês depois dos 30 - musicas
Músicas em inglês são ótimos recursos para o aprimoramento da língua.
Torne essa atividade constante e vá, aos pouquinhos, testando os conhecimentos com músicas consideradas mais “difíceis” de entender.

5. Faça um intercâmbio

Apesar de ser uma opção mais cara do que as outras citadas, o intercâmbio é uma experiência única para quem quer aprender inglês depois dos 30. É um desafio, afinal, é um investimento de tempo e dinheiro e, inevitavelmente, deve-se abrir mão, momentaneamente, da rotina de trabalho, estudos ou família. Contudo, é a atividade mais indicada para quem deseja aprender o idioma na prática, convivendo com a língua “real” e vivenciando um pouco mais da cultura do país. Existem opções muito viáveis para a “aventura”. A Minds Travel, agência de viagens do grupo Minds Idiomas, prepara intercâmbios para jovens de 18 a 35 anos que buscam independência, diversão, conhecer novos lugares e pessoas. Além de aprender um novo idioma há a possibilidade de conviver com pessoas com faixa etárias semelhantes, objetivos similares, e ter a troca de vivências. É conhecer a si mesmo(a). Ficou interessado? Clique no banner e saiba mais sobre a próxima etapa para a fluência na língua: o intercâmbio!
Related Posts
Leave a Reply