Matricule-se agora e pague menos!

Rede de escolas reduz mais de 100 Mil copos de plástico em 1 mês e tem a meta de chegar em 1 Milhão até o fim deste ano

Rede de escolas reduz mais de 100 Mil copos de plástico em 1 mês e tem a meta de chegar em 1 Milhão até o fim deste ano

Dia Mundial do meio ambiente acontece no próximo dia 5 de junho e nos faz refletir sobre o nosso papel nesse cenário

A idealizadora do projeto, Leiza Oliveira, com os colaboradores de uma das unidades – piloto (Paraíso-SP)

É fato que a questão da preocupação com o meio ambiente já é algo debatido em escolas e outras instituições governamentais, porém os números continuam alarmantes:

-De acordo com as Nações Unidas, 7 Milhões de pessoas morrem prematuramente devido á poluição do ar; 

-40% de todo o plástico produzido no mundo vai para embalagens usadas apenas uma única vez e descartadas em seguida, segundo uma pesquisa da Universidade da Califórnia;

– Ainda, de acordo com a Universidade da Califórnia, 71% das aves marinhas ingeriram plástico; Outro trabalho, publicado pela revista Conservation Biology, mostra que 50% das tartarugas marinhas ingeriram também plásticos;

  • A imprensa Americana divulgou este ano que mais de 500 milhões de canudos de plástico são usados por dia (utensílio que usamos por 5 minutos e descartamos); 
  • A água que bebemos está contaminada. Isso é o que mostra uma pesquisa da organização Orb Media. Divulgou um levantamento com 159 amostras de água coletada em 5 continentes – 83% tinham fibras de plástico.

Esses dados mostram que os problemas causados ao meio ambiente afetam: a nossa respiração (saúde), os nossos oceanos, os animais, e até a água que bebemos. Desde 1972, a ONU (Organização das Nações Unidas), criou o Dia Mundial do Meio Ambiente – 5 de Junho- com a proposta de chamar a atenção dos indivíduos e de governos do mundo inteiro sobre como temos que mudar os nossos hábitos e sistemas de coletas para transformar esses efeitos no planeta.

No Brasil, a Semana do meio ambiente, foi criada em 1981, nove anos após a data oficial proposta pela ONU. A ideia é que no período de 1 a 5 de Junho, empresas e pessoas, enxerguem o que cada um está fazendo e que possa replicar no decorrer do ano. A rede de franquias de inglês, Minds English School, enxergou nos números uma possibilidade de alertar os seus gestores/franqueados a replicarem a ideia: “ Adote a sua caneca”.

“ Desde o começo de Abril, desenvolvi na franqueadora, um material que mostrasse os dados preocupantes com o nosso meio ambiente e como a diminuição no uso dos de plástico poderia fazer a diferença. Fiz o piloto do dia 15 de Abril até 15 de Maio com 30 escolas da rede Minds. O resultado foram 123 Mil copos de plástico a menos, ou seja contribuímos por um redução de mais de 450 anos (período que leva a degradação de uma garrafa de plástico no mar) e diminuímos os resíduos de plástico da água que usamos. Começamos com 30 escolas, agora a ideia é chegar nas 70”, explica Leiza Oliveira, CEO e idealizadora do projeto adote a sua caneca.

A conscientização nas redes de escolas da Minds English School começou com os  franqueados/gestores das unidades, passou aos funcionários, chegou nos estudantes e hoje está na casa de muitos desses alunos. De acordo com Augusto Jimenez, psicólogo da rede educacional, é preciso que as mudanças de hábitos venham acompanhadas de práticas que as sustentem. Ou seja, para que o indivíduo entenda a gravidade dos problemas ocasionados no meio ambiente, deve-se trazer este tema para o seu dia a dia.

“É o que fizemos na rede educacional. Mostramos aos estudantes pesquisas acerca do assunto. Dados como 92% das pessoas de todo o mundo não respirarem ar limpo chamou a atenção de todos. Estamos falando de 8% de pessoas tendo acesso a qualidade no ar. E isso aumenta doenças crônicas como sinusite, rinite, asma, entre outras” explica Augusto Jimenez, psicólogo da rede Minds Idiomas.

COMO CONSEGUIMOS REDUZIR 123 MIL COPOS DE PLÁSTICO EM 1 MÊS

Dados:

30 ESCOLAS PILOTOS PARTICIPANTES 

6000 ESTUDANTES  (MÉDIA DE 10 COPOS POR MES/CADA)

700 FUNCIONÁRIOS/VISITANTES ( MÉDIA DE 3 COPOS POR DIA/CADA)

Distribuição da participação das escolas da Minds English School por região

Distribuição da participação das escolas da Minds English School por região

SPILLOVER 

Spillover é o fenômeno que ocorre quando determinadas condutas são disseminadas coletivamente. Como a preocupação com o meio ambiente. Rodrigo Berghahn, Coordenador Pedagógico da Minds English School, separou 5 ações  simples, que acarretam benefícios ao meio ambiente, para colocar em prática hoje mesmo:

  1. Troque o copo de plástico por uma caneca 

Uma dica é deixar a caneca no trabalho. É o que fizemos nas 70 escolas da Minds. Uma garrafa de plástico leva mais de 400 anos para se decompor. Levando a sua caneca você consegue dar exemplo para os demais colegas de trabalho.

2)  Vá de bike e/ou dê lugares no seu automóvel 

Todos os anos, a ONU elege um tema de conscientização para o Dia Mundial do Meio Ambientem, este ano será a poluição atmosférica. Energias renováveis e tipos de transporte elétrico são os ideais. Em São Paulo e outras grandes cidades são poucos os transportes sem a emissão de gás poluente. Use outros tipos de transporte e/ou compartilhe caronas. Há vários aplicativos gratuitos para isso. Faça a sua parte do meio ambiente e conheça pessoas!

3) Plante uma árvore e/ou tenha a sua própria horta em casa

Na Minds já formamos mais de 10 Mil alunos. Todos, ao se formarem, plantam uma árvore. Se você não tem a oportunidade de fazer isso: faça uma horta em casa ou plante uma muda em algum parque público. Há vários canais no youtube que explicam como fazer a sua mini horta e ainda melhorará o ambiente da sua casa e a sua saúde mental.

4) Comece a separar o lixo para ser reciclado

Claro que dependemos das prefeituras para que o lixo seja destinado aos locais corretos de reciclagem, mas que tal fazer a sua parte? Veja no seu condomínio se há coleta seletiva e/ou no próprio bairro. Isso desencadeia uma consciência coletiva!

5) Colete lixo na praia

Você vai se surpreender. A ONG Ocean Conservancy reuniu 504 mil voluntários em 112 países para recolher lixos nas praias. Foram contabilizados: 13,8 milhões de itens, mais de 8 mil toneladas. No Brasil foi 1,4 toneladas em 55 km da costa e as bitucas de cigarro e embalagens de comida lideram. 

Sobre a Minds Idiomas

Com 11 anos de existência o segredo da rede de idiomas Minds é a tecnologia. Com 72 escolas em todo país, a Minds foi à primeira rede a implantar o ensino do inglês em tablets mantendo os livros físicos. Com especialistas em captação de conteúdo, a CEO Leiza Oliveira, tem a consciência que a forma de aprendizado de cada criança e adulto é individual. Personalização e inovação são as palavras que movem franqueados e alunos da rede. O tempo de duração do curso da Minds é de 18 meses e há outras modalidades de ensino personalizadas. Acesse o nosso site e conheça mais sobre o mundo Minds: www.mindsidiomas.com.br

Informações para imprensa:

Juliana Queissada 

juliana.queissada@comunicacaominds.com.br

(11) 99813 6291

Related Posts
Leave a Reply