Matricule-se agora e pague menos!

Como aprender a ler em inglês? Conheça dicas práticas

Como aprender a ler em inglês? Conheça dicas práticas

Ler em inglês é uma ótima forma de praticar a língua. Seja literatura, blogs ou livros, a leitura ajuda a assimilar melhor a língua, expandir o vocabulário e se familiarizar ainda mais com o idioma.

No começo, esse aprendizado pode confundir bastante o leitor. Pensando nisso, separamos algumas dicas de como aprender a ler em inglês. Confira!

1. Leia frases, e não palavras

Um dos pontos que mais atrapalham no processo de como aprender a ler em inglês é tentar ler palavra por palavra. Dessa forma, o texto fica truncado, e a compreensão é mais difícil.

É recomendado seguir a leitura da mesma forma que você faz em português. Quando estamos lendo em nossa língua materna, nós lemos frases, e não palavras.
Ao se esforçar para conseguir manter essa prática, você também aprende a “adivinhar” palavras a partir do contexto. Dessa forma, o nível de compreensão cresce bastante.

2. Leia em voz alta

Como aprender ler em inglês é uma questão de prática, tente fazer as leituras em voz alta. Dessa forma, você estará treinando a “trindade” do inglês: reading, speaking e listening.

aprender a ler em ingles - ler em voz alta
Ler em voz alta ajuda no processo de aprendizagem do idioma.

Outra vantagem é que, ao ler em voz alta, sua imersão é maior, gerando mais envolvimento com o texto. Uma dica parecida é acompanhar a leitura por meio de audiobooks, sempre assimilando o som das falas com o texto que está sendo lido.

Vale também procurar por podcasts em inglês voltados ao ensino do idioma. Muitas vezes, esses contam com transcrições completas em seus sites oficiais.

3. Quebre frases quando for necessário

Mesmo sendo recomendado ler frases inteiras, e não palavras, às vezes a sentença pode ser longa e complicada demais. Nesses momentos, vale a pena quebrar as frases para entender melhor.

Para facilitar, vamos utilizar uma frase presente no famoso livro A Game of Thrones, de R.R. Martin:

“When the snows fall and the white winds blow, the lone wolf dies but the pack survives.”

Para facilitar o entendimento, vamos quebrar essa frase em quatro partes:

“When the snows fall / and the white winds blow / the lone wolf dies / but the pack survives”

Com a frase separada, leia cada parte e verifique se consegue entender melhor.

“When the snows falls / and the white winds blow / the lone wolf dies / but the pack survives
Quando a neve cai / e os ventos invernais sopram / o lobo solitário morre / mas a alcateia sobrevive

Viu como fica mais simples do que tentar ler a frase inteira de uma vez só? Utilize a técnica sempre que for necessário.

4. Desafie-se constantemente

No começo, é recomendado selecionar leituras curtas e simples. Uma boa dica é começar por livros infantojuvenis ou do gênero Young Adult (YA), que vão te dar uma boa noção da linguagem utilizada casualmente pelos nativos. Outra forma de começar com o pé direito é ler textos divertidos online, como, por exemplo, listas de sites como o Buzzfeed.

aprender a ler em ingles - se desafie
Se desafiar a desbravar textos mais difíceis pode ser um ótimo treinamento para aprimoramento da língua.

Conforme você avançar, escolha leituras mais longas e complexas. Cuidado para não cair na comodidade! Para evoluir, é preciso estar sempre se desafiando.

Aposte em e-books e e-readers

A tecnologia mudou a forma que fazemos uma vasta quantidade de coisas, e a leitura também sofreu mudanças. Atualmente, você encontra o mercado uma grande variedade de e-readers de qualidade que possuem funções como dicionários embutidos.

Uma dica para usufruir ao máximo seu e-reader na hora de aprender a ler em inglês é evitar usar o dicionário Inglês – Português. Ao invés dele, utilize o dicionário Inglês – Inglês, para aprender novas palavras enquanto exercita ainda mais o idioma.

6. Procure por ajuda

Um bom curso de inglês é muito importante para quem quer aprender a ler em inglês. Com suporte de professores de alta qualidade e materiais didáticos com uma boa base simplifica e agiliza bastante o processo.

Que tal aprender inglês de verdade na Minds Idiomas? Clique no banner e conheça a escola!

Minds: Quero me matricular nas aulas
Related Posts
Leave a Reply