Os exames de proficiência em inglês, como os de TOEIC e TOEFL, são provas que podem ajudá-lo em muitas situações. Nas universidades, por exemplo, as notas desses exames costumam ser solicitadas para um mestrado ou doutorado. Está pensando em estudar em outro país ou fazer um intercâmbio? Então, é bem provável que você também precise dessas notas!

Esses exames são feitos por pessoas que não têm o inglês como a língua mãe, mas precisam comprovar esse conhecimento de alguma forma. Além de ser porta de entrada para universidades no exterior, também é interessante para se ter no currículo, aumentando as chances no mercado de trabalho. Ao ser aprovado nesses exames você comprova que possui conhecimento no idioma escrito, falado e também que é fluente na língua.

Por isso eles são tão importantes para a sua carreira de uma forma geral. Um dos principais tipos de testes são: o TOEFL (Test of English as a Foreign Language) e o TOIEC (Test of English for International Communication). Vamos agora saber um pouco mais sobre cada um deles, quais as funções e como esses exames podem ajudá-lo em diversas situações.

O que são os exames TOEFL e TOIEC?

TOEFL (Teste de Inglês como Língua Estrangeira) É um exame aceito em diversos países e em mais de 9 mil instituições de ensino superior. Ele é muito utilizado para acesso a universidades seja em cursos de graduação, mestrado ou doutorado. Ele avalia as seguintes habilidades: compreensão auditiva; leitura; fala; escrita. Todas essas habilidades são testadas em atividades acadêmicas. Se você deseja fazer algum curso em um país cujo idioma é o inglês deve realizar o TOEFL.

O teste é feito por meio de uma plataforma de computador em instituições devidamente credenciadas e a prova tem duração de 4 horas. A pontuação vai de 0 a 120 e é preciso responder a questões de compreensão de texto, exame oral e escrito. Você pode saber o seu resultado apenas 15 dias depois de concluir a prova. Está pensando que esse teste é apenas para adultos? Nada disso!

O TOEFL também pode ser aplicado em crianças de 8 a 11 anos e testa as habilidades de comunicação e o nível de conhecimento na língua. O exame tem validade de 2 anos a partir da data da prova. Depois desse período, é necessário fazer outro teste para comprovar suas habilidades no idioma.

Como estudar para os exames de proficiência em inglês?

Antes de mais nada, você precisa saber qual é o tipo de exame que você pretende fazer e isso depende do seu objetivo: acadêmico ou mercado de trabalho? Feito isso, pegue as provas anteriores do exame para estudar. Essa é uma excelente forma de começar, pois, ao analisar as questões, você tem uma ideia do nível a ser cobrado e do aprofundamento do estudo necessário. Outra dica é fazer um curso de inglês.

Ficar sempre em contato com o idioma é fundamental para ter sucesso nas provas. Os alunos da Minds conseguem excelentes pontuações nos exames de TOEIC e TOEFL. Não espere o início do ano novo para começar a aprender um novo idioma e conquistar melhores oportunidades!