Se inspire para 2021: Conheça a história do nosso Diretor Publicitário e Franqueado

Se inspire para 2021: Conheça a história do nosso Diretor Publicitário e Franqueado

Renato Garcia, hoje aos 33, se prepara para expandir a franquia Minds Idiomas internacionalmente em 2023

Nascido em Campo Grande, Renato Garcia, hoje com 33 anos e o sorriso típico de um publicitário que ama o seu trabalho possui uma holding diversificada de negócios e desde 2018 é diretor publicitário de uma das maiores redes de franquias do Brasil, a Minds English School.

Quem vê a idade de Renato imagina que ele “nasceu em berços de ouro” e que por isso, antes dos 40 anos, já é diretor de uma empresa. Bem, a história não é bem essa. A sua trajetória como empreendedor começou aos 14 anos, quando vendia balas, salgados e refrigerantes em frente ao ponto de ônibus.  Aos 07 anos, os pais se separaram e ele precisou ser o “homem da casa”, ajudando a mãe, o irmão e a irmã deficiente.“Passamos dificuldade nessa época, pois meu pai teve que viajar para conseguir um futuro melhor para nós e basicamente nós dependemos de doações de cestas básicas da igreja para se alimentar.”, conta Renato. 

Com 15 anos, além do trabalho na lanchonete, trabalhava meio período de office boy. Em 2003, esta empresa que ele trabalhava como office boy, passou por uma migração no sistema de gestão e precisaram de pessoas para ajudar a cadastrar os alunos nesse novo sistema. Renato, não perdeu a oportunidade e se colocou à disposição de ajudar “Devido a facilidade com o uso de computadores da época, me destaquei e logo me colocaram para dar assistência nos computadores daquela empresa”, relembra Renato Garcia, Diretor da Minds Idiomas.

Em 2004, a empresa decidiu comercializar cursos de informática e chamou o jovem Renato para fazer parte do projeto. Com apenas 17 anos Renato já tinha uma pequena porcentagem na sociedade e como todo jovem tinha muitos sonhos para que aquele negócio se transformasse em algo sólido.

Com 19 anos vi meu sonho se destruir, inexperiência, falta de capital e sem know how acarretou no fechamento do meu primeiro e único empreendimento.

Mesmo assim, Renato não desistiu e dois meses depois se juntou com amigos e abriu uma agência de publicidade voltada para o mundo da moda, criando catálogos de fotos. “Lembro que os móveis eram todos de doação, e levei um computador muito antigo que foi o que restou da antiga escola de informática. Eu era novo, tinha a vontade mas mais uma vez acabei tendo que recorrer à uma outra forma de me adaptar. O negócio não deu certo”, evidência Renato. 

Em 2007, voltou à empresa em que era office boy, mas desta vez para trabalhar na franqueadora como design. “Neste período tive a ideia de fabricar copos e canecas de acrilico personalizadas e repassar para a Minds Idiomas a baixo custo. Adquiri a máquina injetora e comecei a produzir em larga escala atendendo não só a Minds, mas também empresas de norte a sul do Brasil. E foi através disso que em 2010, me tornei sócio proprietário da Minds Idiomas Maringá”, conta Renato. Tendo a unidade de Maringá como referência, todos os novos franqueados passam por um treinamento antes de iniciar suas operações em suas respectivas unidades. A franqueadora da Minds English School fica em Maringá, Paraná.

Renato ainda queria diversificar a sua carteira, e em 2013, deu início ao projeto no ramo de hotelaria, aumentando um pequeno motel com 7 apartamentos para uma rede de 40 acomodações. Hoje ele possui carteiras nas áreas de educação, hotelaria, construção civil e industrial “Diversificar me dá segurança de investir, pois sabemos que conseguimos superar sazonalidades e crises quando temos diversos negócios”, explica o atual Diretor da Minds.

Sonho e internacionalização

A Minds English School possui mais de 70 unidades em todo o Brasil, e encabeçando o processo de internacionalização da franquia está Renato Garcia, Diretor Publicitário da Minds. Em Portugal há mais de 150 mil brasileiros sendo que no ano de 2019 houve um aumento de 43%. A ideia da rede é oferecer o curso que já é testado e aplicado aqui, para brasileiros em Portugal. “Quero abrir minha segunda unidade em Portugal, já estamos em andamento porém com a pandemia as coisas precisaram diminuir o ritmo, mas negócios são assim, devemos ser resilientes e pés no chão. Estudar o mercado é fundamental para qualquer novo projeto. Sonhos são construídos diariamente”, enfatiza Renato Garcia.

3 dicas para quem quer empreender, segundo Renato Garcia, Diretor Publicitário da Minds Idiomas:

  1. Invista inicialmente em pesquisas, saber o melhor segmento em que você irá atuar pelos próximos anos de sua vida é importantíssimo. Você será mais feliz e competitivo se gostar daquilo que faz.
  1. Busque parceiros que tenha habilidades diferentes da sua, vocês irão se completar.
  1. Não pare no tempo, seu negócio precisa ser atualizado sempre!
Related Posts
Leave a Reply