Saiba o que são os exames de TOEIC e TOEFL

Saiba o que são os exames de TOEIC e TOEFL

Os exames de proficiência em inglês, como os de TOEIC e TOEFL, são provas que podem ajudá-lo em muitas situações. Nas universidades, por exemplo, as notas desses exames costumam ser solicitadas para um mestrado ou doutorado.

Está pensando em estudar em outro país ou fazer um intercâmbio? Então, é bem provável que você também precise dessas notas!

Esses exames são feitos por pessoas que não têm o inglês como a língua mãe, mas precisam comprovar esse conhecimento de alguma forma.

Além de ser porta de entrada para universidades no exterior, também é interessante para se ter no currículo, aumentando as chances no mercado de trabalho.

Ao ser aprovado nesses exames você comprova que possui conhecimento no idioma escrito, falado e também que é fluente na língua. Por isso eles são tão importantes para a sua carreira de uma forma geral.

Um dos principais tipos de testes são: o TOEFL (Test of English as a Foreign Language) e o TOIEC (Test of English for International Communication).

Vamos agora saber um pouco mais sobre cada um deles, quais as funções e como esses exames podem ajudá-lo em diversas situações.

O que são os exames TOEFL e TOIEC?

TOEFL (Teste de Inglês como Língua Estrangeira)
É um exame aceito em diversos países e em mais de 9 mil instituições de ensino superior. Ele é muito utilizado para acesso a universidades seja em cursos de graduação, mestrado ou doutorado.
Ele avalia as seguintes habilidades:
compreensão auditiva;
leitura;
fala;
escrita.

Todas essas habilidades são testadas em atividades acadêmicas. Se você deseja fazer algum curso em um país cujo idioma é o inglês deve realizar o TOEFL.

O teste é feito por meio de uma plataforma de computador em instituições devidamente credenciadas e a prova tem duração de 4 horas.

A pontuação vai de 0 a 120 e é preciso responder a questões de compreensão de texto, exame oral e escrito. Você pode saber o seu resultado apenas 15 dias depois de concluir a prova.

Está pensando que esse teste é apenas para adultos? Nada disso!

TOEFL também pode ser aplicado em crianças de 8 a 11 anos e testa as habilidades de comunicação e o nível de conhecimento na língua.

O exame tem validade de 2 anos a partir da data da prova. Depois desse período, é necessário fazer outro teste para comprovar suas habilidades no idioma.

TOEIC (Teste de Inglês para Comunicação Internacional)

Está pensando em trabalhar em outro país? Então, esse é o exame que você precisará fazer para ter maiores chances de ser aceito ou pode ser até mesmo um pré-requisito da empresa.

TOEIC é o exame mais conhecido por reconhecer as habilidades na língua inglesa dentro do mercado de trabalho.
A validade dos resultados dos candidatos nesse exame também é de dois anos.

E você nem precisa querer trabalhar fora para fazer o TOEIC: se deseja trabalhar em multinacionais aqui no Brasil, esse exame também pode ser necessário.

Esse exame já é realizado há mais de 30 anos e tem como principal objetivo avaliar as habilidades de fala e escrita do candidato.

O exame é feito por uma empresa nos Estados Unidos (EUA) e, por isso, boa parte dele é baseado em inglês americano, mas também há questões com inglês britânico e australiano.

Por que esses exames são importantes?

Como você já percebeu, o TOEIC e TOEFL são exames essenciais para quem deseja crescer e abrir portas no mercado quanto na vida acadêmica.

Quer mais chance de ganhar uma promoção na empresa onde trabalha? Passar nesses exames já é um bom começo.

Você pode conquistar uma vaga em universidades renomadas como a de Havard, pode ser selecionado para participar de estudos fora do país para um intercâmbio, entre outras possibilidades.

E, ao contrário do que muitos possam pensar, os exames não são difíceis. As provas são desenvolvidas com base em um padrão mundial de habilidades no idioma que a pessoa precisa ter.

Além disso, você consegue competir em pé de igualdade com qualquer outras pessoa do mundo, já que o mesmo exame é aplicado nos mais diversos países.

Como estudar para os exames de proficiência em inglês?

Antes de mais nada, você precisa saber qual é o tipo de exame que você pretende fazer e isso depende do seu objetivo: acadêmico ou mercado de trabalho?

Feito isso, pegue as provas anteriores do exame para estudar. Essa é uma excelente forma de começar, pois, ao analisar as questões, você tem uma ideia do nível a ser cobrado e do aprofundamento do estudo necessário.

Outra dica é fazer um curso de inglês. Ficar sempre em contato com o idioma é fundamental para ter sucesso nas provas.

Os alunos da Minds conseguem excelentes pontuações nos exames de TOEIC e TOEFL.

Não espere o início do ano novo para começar a aprender um novo idioma e conquistar melhores oportunidades!

Aproveite a nossa oferta promocional e comece hoje mesmo!

Related Posts
Leave a Reply