Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

O Super líder que cada um carrega dentro de si

Tempo de leitura: 4 minutos

Como o equilíbrio entre mente, saúde física e trabalho foram refletidos em Agosto de 2018

Agir diferente: algo que parece tão óbvio e que na prática é difícil. Isso acontece porque o agir está ligado ao pensar e ao tomar decisões diárias, e muitas das nossas ações são feitas no famoso “piloto automático”. Em 2015, Anderson Teodoro, o nosso querido Teo da Minds Idiomas, não imaginava que as suas pequenas escolhas no dia a dia iam fazer a diferença em Agosto de 2018 em um treinamento chamado Super Líder. “Há três anos, enxerguei que a “desculpa” que utilizava da falta de tempo para me exercitar e/ou cuidar da minha mente já não era aceitável para mim mesmo. Quando percebi que tinha que fazer a escolha de ter um equilíbrio entre trabalho, mente e saúde física, por mim e não pelo outro, comecei a mudar dia após dia”, evidencia Teo que atualmente se exercita das 22h ás 23h na cidade do Rio de Janeiro.

O exercício físico libera endorfina e uma proteína chamada BDNF (Brain – Derived Neurotrophic Factor). Os dois combinados nos deixam relaxados e felizes após nos exercitamos. Mas, os efeitos positivos de ambos não param por aí. A parte de solução de problemas se exalta e a calma/estado de relaxamento prevalece nas situações difíceis. 

O Super Líder, treinamento que provoca a saúde física e psíquica dos participantes, aconteceu por um período de quase três dias seguidos em Agosto de 2018 com várias equipes participantes, três palestrantes e uma mediadora, apenas uma equipe sairia vitoriosa desse teste. Mas, então, o que afinal a equipe Barba Ruiva tinha que os fizeram vitoriosos?

A EQUIPE

Barba Ruiva porque o líder master, Teo, tem a barba ruiva, mas por que uma barba ruiva em uma caveira/esqueleto? A resposta é simples – somos todos iguais, feito de ossos e carne, e a caveira nos lembra o quanto é efêmero as diferenças sociais. No México,  a caveira mexicana, representa vida e proteção.  Ou seja, estamos falando de uma equipe que considera que todos(a) são iguais e que praticaram isso durante a competição. Algumas palavras-chaves que o grupo Barba Ruiva tiraram do papel e praticaram: 

  • Liderança compartilhada
  • Liberdade
  • Escutar
  • União 

“Em uma era como a nossa, de tecnologia e redes sociais, assumir as suas dificuldades é um sinal de franqueza. Parece que temos que ser bons em tudo e o tempo todo quando na realidade a nossa verdadeira fortaleza está em assumir os nossos limites e deixar que o outro assuma no momento que não for o nosso”, frisa Teo. A principal ferramenta usada pela equipe ao longo do Super Líder foi questionar  os participantes quais eram as suas dificuldades e fortalezas, respeitar esses limites, escutar a cada um, e ir tomando as decisões de forma rápida conforme tinha-se esses momentos de escuta.

Teo e a equipe perceberam que deveriam filtrar as habilidades de cada um: intelectual, físico, rapidez, entre outros. O que eles perceberam é que os seus hábitos foram refletidos para enfrentar as situações provocadas pelo Super Líder. Hábitos de sono, descanso, alimentares, capacidade de escutar, ceder, tomar decisões, entre outros pontos. “Creio que os barbas ruivas notaram o quanto o treinamento mostrou um pouco sobre cada um. Foi como um espelho das nossas escolhas dentro e fora da empresa até aquele momento. Percebi que estava no caminho certo em coincidir trabalho e o cuidado com a minha mente e corpo”, explica Teo.

“Não importa quem você é, não importa o que você fez, não importa de onde você veio, você sempre pode mudar, se tornar uma versão melhor de si mesmo”, Madonna.

A diva do Pop, Madonna, foi uma das pessoas que inspirou Teo a mudar de vida em 2015. E passar a praticar o equilíbrio entre a vida pessoal, profissional, se exercitar e amar a sua mente.

DE AGOSTO PARA FEVEREIRO DE 2019

Mas, o que está sendo praticado pela equipe Barba Ruiva de Agosto até hoje?

“Muitas das técnicas de vendas mencionadas no treinamento Super Líder já praticávamos, mas não sabíamos da força que elas tinham. Muito menos nomeá-las ou replicá-las. Como iríamos replicar algo se não sabíamos da sua importância?”, explica Teo. 

A equipe ganhadora do Super Líder

A estratégia adotada de Setembro até agora pela equipe é replicar as ferramentas de vendas apresentadas no treinamento. As reuniões acontecem três vezes por semana e cada dia uma ferramenta de venda é abordada. A ideia é apresentar o conceito da ferramenta e gerar identificação nos participantes. “Quando falamos de Venda Perdida e/ou Queda de braço, por exemplo, sempre cito casos reais que  vivi. Dessa forma, os demais começam a se lembrar também de situações semelhantes que vivenciaram e a reunião se torna um pra de brainstorm. Sempre saímos com novas ideias”, comemora Teo. 

REFLEXOS

As matrículas das escolas dos participantes do Barba Ruiva cresceram, os participantes provocaram mudanças dentro e fora da escola, na vida deles e dos demais. “Acho que a principal preocupação e reflexo do treinamento é replicar as demais pessoas da Minds. Sempre tem pessoas entrando e saindo das escolas e por isso ter esses encontros semanais e reforçar as ferramentas tem que ser algo planejado e feito”, explica Teo que está cuidando da escola de Botafogo no Rio de Janeiro e algumas de outros estados, e conseguiu reter muitos alunos com essas ferramentas.

Outra reflexo foi o estudo. Estudar os concorrentes, ler mais, conversar com possíveis alunos, ir a campo. “É deixar de dar ordens, ouvir o outro, e ser exemplo. Ir a campo é fazer matrícula, conversar com quem já é aluno, é viver a escola”, evidencia Teo.

“Respeito no funcionamento das pessoas: esse é um dos principais reflexos do treinamento Super Líder. É uma quebra do Ego exacerbado que todos nós carregamos, mas que podemos modificar esse conceito quando praticamos a empatia”, finaliza Teo.

2 respostas para “O Super líder que cada um carrega dentro de si”

  1. Sayure David disse:

    Excelente conteúdo! Gostaria também de te convidar a visitar também meu Blog, tem muita dica bacana lá, acredito que irá gostar muito. Sucesso!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Feito por Nerau Studio