Banner
Convenção Minds English School
0
Days
0
Hours
0
Minutes
0
Seconds

O que o Xadrez, a série Gambito da Rainha e o aprendizado de inglês têm a ver?

O que o Xadrez, a série Gambito da Rainha e o aprendizado de inglês têm a ver?

A série elevou as vendas do jogo mais tradicional da Europa: entenda a ligação do aprendizado de idioma com o  esporte

(Cena de O Gambito da Rainha transmitida pela Netflix. Foto: divulgação)

No final do século XV, surgiram na Europa, as peças dama e bispo ,substituindo Fers e Fil que eram utilizadas em uma modelo arcaico de xadrez. Nesta época, o jogo já tinha se popularizado na cultura européia. Em 1454, ao norte da Itália, na pequena cidade de Maróstica, aconteceu La Partita a Scacchi di Marostica, partida em que o Senhor Feudal ordenou que dois nobres, que haviam se apaixonado pela sua filha, Lionora, resolvessem o problema durante um jogo de xadrez, em vez de um duelo sangrento. 

Hoje, a cidadezinha prossegue com a tradição do xadrez humano de Maróstica. Nos anos pares é encenado a tradicional disputa, no tabuleiro gigante em mármore que fica na praça central. A tradição do jogo, na segunda guerra mundial, ganhou as regiões da Rússia. Hoje, o país é considerado o lar do xadrez por reunir os melhores enxadristas do mundo. Outro lugar que vale destaque é St Louis, a capital americana do xadrez. É nos Estados Unidos que acontece a  série “O Gambito da Rainha”, baseada no livro homônimo, escrito por  Walter Tevis em 1983, e  foi lançado pela Netflix em outubro de 2020. 

Nos primeiros 28 dias após seu lançamento, na Netflix,  já contava com 62 milhões de visualizações, tornando-se a série com script mais assistida da plataforma. A trama narra a história de Beth Harmon (Anya Taylor-Joy), uma menina órfã prodígio no xadrez. A série se passa na década de 60, quando Beth, com 22 anos, precisa controlar a sua dependência de substâncias para tornar-se a grande enxadrista.

Mas e o que o xadrez tem a ver com o inglês?

Além do xadrez ser culturalmente disseminado na língua inglesa, as jogadas, peças e a narração dos campeonatos são feitas em inglês. Para ser um enxadrista, é necessário ter uma leitura rápida e estratégica. Interpretar o jogador oponente e criar a melhor estratégia de jogo. É necessário dominar também as combinações matemáticas.  “No aprendizado de inglês alguns métodos são também utilizados, estimulamos que o aluno aprenda um nível de cada vez para no final reunir a jogada, que seria uma conversação completa. E, por meio da prática e da estratégia, mesmo que não seja perceptível, o aluno aprende outro idioma”, diz Augusto Jimenez, psicólogo educacional do Centro de Formação Minds Idiomas

O Centro de Formação Minds Idiomas, utiliza amplamente jogos em suas aulas, desde 2003. “Aplicamos o conceito de gamificação em nossa metodologia de ensino, assim o aluno fica motivado a cada nível e obtém o entendimento de uma forma mais leve e objetiva”, diz Leiza Oliveira, CEO do Centro de Formação Minds Idiomas. Além disso, Leiza ressalta que o aprendizado do xadrez se desmistificou dentro das 70 unidades da rede. “Muitas pessoas acreditam que aprender a jogar xadrez é muito difícil, assim como aprender uma nova língua. E, mostramos para nossos alunos que na prática e com uma metodologia mais assertiva conseguimos quebrar estes paradigmas e estender o aprendizado”, finaliza a CEO. 

Aprenda inglês de um jeito inovador: matricule-se na Minds e ganhe 6 meses de curso. A rede utiliza de gamificação no aprendizado. Para saber mais, clique AQUI.

Related Posts
Leave a Reply