Como a robótica tem auxiliado crianças a aprenderem inglês

Como a robótica tem auxiliado crianças a aprenderem inglês

Minds Idiomas dá dicas dos benefícios para as crianças e adolescentes

(Foto by Kelly Sikkema on Unsplash)

Falar inglês é quase um requisito básico no mercado de trabalho, com a globalização trazida pelo século XX, essa cultura foi estendida às crianças. Hoje desde cedo elas têm o contato com a língua, seja por filmes, séries, desenhos, e as aulas escolares que dão uma noção do inglês.

Agora, o que entra na grade curricular de várias instituições é o ensino tecnológico. De acordo com o escritor Marcelo Rubens Paiva, durante o evento Educação 360 Jovem realizado em 2018, a nova geração tem nas redes sociais e na tecnologia um campo enorme, sendo muito mais fácil ter contato com a informação. Várias metodologias de aprendizagem já se valeram desse comportamento e incluíram o ensino tecnológico em sua grade curricular. 

Para Leiza Oliveira, CEO do Centro de Formação Minds Idiomas, muitos dos kits e programas de robótica são em inglês então a criança utiliza suas noções básicas de espaço e montagem já assimilando a língua inglesa, “morei 2 anos nos EUA, para buscar as metodologias mais inovadoras para a Minds, e lá eles já utilizavam muito brincadeiras para aprender outras línguas, como o espanhol. Nosso curso kids, recebe crianças a partir de 7 anos, que aprendem primeiro a língua e quando vão avançando inserimos a gramatica”, afirma.

Aliado a vivência da CEO, Leiza Oliveira, o Centro de Formação Minds Idiomas tem como diretor nacional Augusto Jimenez que é psicólogo educacional, e acompanhou de perto toda a parte pedagógica dos cursos para crianças e adolescentes. “Quando as crianças são pequenas, elas aprendem primeiro a falar, depois a ler e a escrever, depois é que ela vai para a escola aprender gramática. E é neste processo que ensinamos inglês, aliando ele ao cotidiano e as tecnologias. Possuímos jogos interativos e estimulamos que os professores utilizem a criatividade trazendo aulas de música, culinária e arte para os alunos”, afirma. 

Pensando nisso, Augusto Jimenez, Diretor Nacional do Centro de Formação Minds Idiomas elegeu 5 benefícios da robótica para o aprendizado de inglês.

  1. Melhora o desempenho

Com a robótica, as crianças aprendem a ordenar os pensamentos e a sempre se desafiarem lidando com frustrações e conquistas. No inglês, a persistência, o pensamento lógico é a base da construção. Como essa criança vai ordenar as frases e continuar querendo aprender uma língua é estimulado com a tecnologia.

  1. Estimula a criatividade

Existem várias formas que estimulam as crianças com a criatividade, a robótica é uma delas. Elas aprendem por tentativa e erro, a montarem peças. A seguirem códigos e a montagem adequada. E isso no inglês é fundamental, principalmente para expandir o vocabulário da criança.

  1. Ajudam na memorização do novo idioma

Como as crianças aprendem fazendo, se torna natural o inglês. Assim ao invés de ela pensar que amarelo é yellow, ela associa a cor a palavra yellow. Sem precisar passar pelo português para pensar na palavra em inglês. Assim o idioma se fixa melhor. 

  1. Auxilia a criança em um aprendizado natural e lúdico

Como é dito no item acima, a robótica insere esse aprendizado natural. Abusando da assimilação e brincadeiras, as crianças, não acham que é mais um aprendizado tradicional e sim, aprendem sem saber. 

  1. Explora a curiosidade

Quanto mais a criança vai desenvolvendo suas habilidades tecnológicas, mais ela vai querer explorar esse mundo. A maioria dos aplicativos e sistemas está em inglês, logo a curiosidade vai levar a criança a praticar e estender seu vocabulário para aprender novas técnicas. 

Related Posts
Leave a Reply