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5 passos de como manter a cultura da empresa durante o Home Office para franqueados e funcionários

Tempo de leitura: 3 minutos

38,6% dos líderes de empresas acreditam que a transformação do trabalho remoto se dará pela flexibilidade

(Photo by Chris Montgomery on Unsplash)

Após mais de um ano de idas e vindas do isolamento social, muitas empresas encontram hoje mais dificuldades em manter os profissionais motivados, estabelecer métricas de progresso com base na entrega de resultados e não nas horas trabalhadas, além de conectar os colaboradores e franqueados na cultura organizacional. 

De acordo com o “Manual da cultura corporativa para o líder”, da Harvard Business Review, a cultura organizacional molda atitudes e comportamentos de amplo espectro e de forma duradoura. As normas culturais definem o que é encorajado, desencorajado, aceito ou rejeitado dentro do grupo.

Para Leiza Oliveira, CEO do Centro de Formação Minds Idiomas, a cultura em uma empresa é a expressão dos integrantes do time. “A cultura é muito sobre expressão e como um grupo de pessoas se expressam. Por ser expressão, ela é natural e não pode ser forçada. Não pode ser imposta, mas influenciada. Buscamos levar isso aos nossos franqueados e colaboradores através da escuta ativa, e temos visto isso funcionar”, afirma.

Segundo a pesquisa da plataforma Workana, 89,3% dos funcionários consideraram a comunicação das empresas excelente, boa ou muito boa. Mas, para que o funcionário esteja alinhado com os objetivos da companhia, mesmo que à distância, para 16,4%, no futuro a comunicação deverá ser mais transparente, e também para 16,4%, os processos e comunicações devem ser online, e estar ou não no escritório não fará diferença.

Pensando nisso, Leiza Oliveira, CEO do Centro de Formação Minds Idiomas, juntou seu aprendizado durante a pandemia e pensou em 5 dicas para inserir a cultura da empresa e motivar os colaboradores e franqueados.

  1. Escuta ativa

Em muitas das vezes, neste último ano, recebi ligações e mensagens dos franqueados e de colaboradores. As pessoas se sentem desmotivadas com a distância. Manter-se presente e escutar as dores, foi fundamental para nos mantermos unidos. Fizemos muitas reuniões, happy hours, cafés da manhãs virtuais, mensagens motivacionais, tudo para que as pessoas se sintam acolhidas e motivadas. 

  1. Flexibilização

Há uma tendência nos negócios, sobre a valorização do trabalho maior do que a escala de trabalho. Em algumas áreas, conseguimos aplicar o conceito, para que os funcionários adaptem suas rotinas junto ao trabalho. Medindo o sucesso pelo resultado final e não pelo tempo. Com isso, buscamos uma autonomia maior dos franqueados, que neste momento desafiador testaram inúmeras formas de melhorar os métodos, e quando nós franqueadora vimos os resultados, o franqueado compartilhava com a rede. Esse ensinamento mútuo só foi possível graças à cultura da empresa ser flexível. 

  1. Conexão e estrutura

Manter formas adequadas para que os profissionais trabalhem é o norte do home office. Alguns dos nossos professores em home office, contaram com a Minds para aprimorarem seus recursos e darem aulas melhores. Temos escolas em todos os estados do país e por isso, entendemos que há diversas realidades que nossos franqueados e colaboradores enfrentam. Por isso, é importante que a cultura da empresa forneça essa conexão e estrutura. 

  1. Valorização dos profissionais e cuidado

Antes, já tínhamos em nossa cultura a valorização dos nossos profissionais com metas e planos de carreira. Agora, esta valorização se tornou essencial para manter nossos franqueados e colaboradores motivados, com metas palpáveis buscando um equilíbrio profissional e pessoal. Precisamos dar metas, mas também precisamos cuidar para que este profissional não desenvolva uma crise de burnout. 

  1. Inovação e renovação diária

Estar em contato diário e renovar processos e procedimentos, é fundamental. Mas dar voz aos nossos colaboradores e franqueados permitiu uma maior aderência com a cultura da empresa. Nossa rede “veste a camisa” e está junto! Esse pensamento é fundamental para contagiar todas as pessoas. Investimos em endomarketing e uma comunicação assertiva para chegar além da empresa.

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