Matricule-se agora e pague menos!

5 dicas para manter a saúde mental nesta quarentena

5 dicas para manter a saúde mental nesta quarentena

Diversas empresas tiveram que adaptar os seus serviços no sistema de isolamento imposto pela pandemia do Covid-19. É desafiador manter o foco em casa, administrar bem o tempo e controlar a ansiedade. É fato que ao retornarmos as nossas atividades: não seremos mais os mesmos. Mas até lá, fica a dúvida: como manter o bom humor neste período em casa?!

Augusto Jimenez que é psicólogo educacional e Diretor de 70 escolas de inglês teve que colocar na prática lições para manter a boa saúde mental dos seus professores e demais colaboradores nesta fase de isolamento. “ A Minds English School já enfrentou algumas crises, inclusive políticas e financeiras no nosso país, mas não algo como uma crise de saúde mundial. Há um ditado antigo que fala – Do Caos vem a Ordem – estamos atravessando essa fase do caos, porém, a curto prazo, teremos a ordem se estabelecendo de uma forma diferente do usual”, explica Augusto Jimenez, psicólogo da Minds Idiomas.

264 Mil pessoas já morreram pelo Covid-19. Só no Brasil já são 8.588 mortes confirmadas e 127 Mil casos da doença confirmados (Números atualizados em 7 de Maio de 2020). “ Não queremos romantizar esse período ou a pós pandemia. Com declarações do tipo- Seremos seres humanos melhores e/ou o mundo será melhor. Temos que recordar que morreram quase 300 Mil pessoas no planeta. Como empreendedora buscamos tornar esse momento difícil mais palatável para os nossos colaboradores”, evidencia Leiza Oliveira, CEO da rede de educação.

A Minds English School tem mais de 1000 colaboradores, 70 unidades, e está nas 5 regiões do país. Para colocar em prática o projeto – Saúde Mental para todxs da Minds Idiomas- Augusto Jimenez estudou e estruturou 5 dicas para manter a saúde mental no confinamento:

  • Evite ver/ler notícias sobre a pandemia por um longo período

Para isso, a rede educacional disponibiliza notícias de fontes confiáveis aos seus colaboradores e recomenda a eles que gastem no máximo 1 hora com informações sobre a pandemia.

  • Planeje as suas atividades na noite anterior

A rede incentivou o uso do Google Drive (planilhas) aos funcionários. Para que dividam as suas atividades de trabalho, lazer e o que mais desejarem fazer naquele dia, em casa. Vale dividir as colunas entre: trabalho, relaxamento, afazeres domésticos e etc. E distribuir as horas para cada objetivo. Dessa forma, a produtividade e o relaxamento caminham juntos.

  • Se exercite

Vale desde os vídeos do Youtube gratuitos, com aulas para se exercitar, a alugar equipamentos como esteiras e bicicletas. Há várias empresas que promovem estes aluguéis. Ao se exercitar liberamos endorfina. Aumentando a sensação de bem estar e promovendo a melhoria na comunicação (algo importante neste momento de confinamento com as demais pessoas em casa).

  • Veja, leia e interaja com pessoas que lhe façam rir

Isso mesmo! Rir é o melhor remédio. Este ditado tão antigo é um fato. Na planilha das atividades do dia reserve um período para desfrutar com os amigos por vídeo e/ou assistir uma comédia. Além de promover benefícios a sua saúde mental: a pressão arterial diminui; o colesterol bom, conhecido como HDL, aumenta; o sistema imunológico se fortalece (Nessa fase que estamos passando de saúde pública é bem importante ter um sistema imunológico bom); os músculos ficam mais relaxados o que diminui tensões e dores; reduz a ansiedade e o estresse, diminuindo também os sinais de depressão.

  • Se permita sentir os dias difíceis e durma bem

Está tudo bem não seguir todos os objetivos estabelecidos na planilha de atividades do dia! As vezes só conseguimos trabalhar e achamos que é pouco. Não se culpe. Se permita sentir, mas caso o mau humor e/ou a ansiedade tomar conta por mais de três dias busque ajuda de amigos, e conhecidos. O Mau humor constante libera adrenalina, o que causa sintomas como: dor de cabeça, arritmia cardíaca, estresse, e dores no estômago.

Aliado a falta de sono pode causar disfunção no sistema imunológico. Durma de 7 a 9 horas e caso tenha dificuldade para descansar, uma boa opção são os chás. Se informe sobre a camomila e valeriana!

Related Posts
Leave a Reply