Matricule-se agora e pague menos!

5 dicas para ir bem nas entrevistas em inglês em 2019

5 dicas para ir bem nas entrevistas em inglês em 2019

Por Fabiano Castro, especialista em educação e carreiras da Minds Idiomas

A maioria das entrevistas exigem uma conversa em inglês

Chegou o grande momento: aquela vaga que você tanto quer pode ser sua, mas uma das fases envolve uma entrevista em inglês! Por mais que muito de nós já tenhamos estudado por anos em escolas de idiomas sempre “bate” aquela ansiedade/insegurança na necessidade de se comunicar em uma língua diferente. Porém, vamos lembrar o conceito da entrevista de emprego. Trata-se de um recrutador (Uma pessoa como você) que fará perguntas estratégicas (Para averiguar se você se encaixa na vaga em questão) e ao final elaborar um relatório do seu desempenho para uma possível contratação. Ou seja: uma entrevista nada mais é que uma conversa direcionada entre dois seres humanos. 

Como o próprio conceito remete, a entrevista de emprego trata-se de algo direcionado, ou seja que pode-se planejar. É fato que o planejamento da entrevista pode ser feito em parte. Afinal, como toda conversa, ela deve ser natural em alguns pontos e tomar rumos que não necessariamente prevemos. Entretanto, uma fração dela pode ser treinada/praticada e até previsível. A maioria das entrevistas, em todo o mundo, envolvem perguntas como os principais pontos fortes e fracos do candidato, as experiências profissionais/educacionais anteriores, o que ele pode agregar ao novo posto de trabalho, entre outras.

Logo, a capacidade de se sair bem nas entrevistas em inglês tem principalmente a ver com o vocabulário que o candidatado possui para responder e questionar eventuais dúvidas que surjam em inglês. Além, claro, de se atentar aos tempos verbais. Lembre-se de se comunicar no presente, passado e futuro. Até porque durante a conversa os três tempos serão exigidos. Na Minds English School, rede de escolas focadas em inglês, fazemos simulações de entrevistas e aconselhamos mais de 10.000 alunos. Isso porque entendemos que o idioma não somente abre as portas para o mercado de trabalho interior. Mais também para quem quer conquistar uma vaga lá fora. O que tem crescido muito de uns anos para cá.

Para ajudar você a dar um “salto” na carreira seja com uma promoção e/ou conseguindo uma nova colocação no mercado de trabalho separei 5 dicas para você ir bem na entrevista em inglês:

1) Pesquise sobre a empresa antes da entrevista

Essa dica parece ser óbvia, porém ao ler mais sobre o local que se pretende trabalhar, conversar com pessoas que já trabalham/trabalharam na empresa (vale por linkedin), entender melhor qual o ramo de atuação e onde o negócio quer chegar podem lhe ajudar a traçar o comportamento das pessoas que trabalham lá. E com isso praticar com os seus amigos/familiares possíveis perguntas que vão ao encontro dos valores da instituição.

2) A primeira impressão é a que fica

E isso realmente não é apenas um ditado popular. O nosso cérebro não programa isso e acontece com todos os seres humanos. Por mais que o papel do recrutador seja de ser imparcial isso acontece. É um processo natural da nossa mente. Por isso, se você errar no inicio algum vocábulo/expressão peça desculpas em inglês e recomece o que iria dizer. O problema no inicio não é errar e sim não consertar.

3) Não se apavore se você nunca fez um intercâmbio

Claro que a vivência em outro país pode ser enriquecedora para a empresa. Principalmente porque pode facilitar a compreensão do candidato quanto a própria cultura organizacional do empregador. Porém, um intercâmbio depende muito de como a pessoa o faz. Por exemplos: se o indivíduo se propôs mesmo a ter contato com pessoas locais, se fez tarefas que envolviam o aprendizado do inglês, se “fugiram”da língua materna, etc. Aqui o que vale é a honestidade. Se você teve a oportunidade de praticar o idioma por couchsurfing, conversando com os seus amigos, pessoas pela internet, entre outras é o que importa. Seja honesto(a) e explique o motivo de não ter feito até o momento o intercâmbio. Seja ele financeiro ou pessoal. E mostre interesse em fazer a curto prazo. Lembre-se: o recrutador é uma pessoa como você e quanto mais verdadeiro você for mais terá a chance de conseguir a empatia dele. 

4) Pratique a entrevista com amigos/familiares

Aqui vale inclusive a prática sozinho(a) olhando no “espelho”. Perguntas “abertas” como os seus pontos fortes e fracos, contar um pouco de quem você é profissionalmente e nas horas vagas, experiências anteriores de trabalho, cursos e tudo que já estudou, e etc. Pratique em todos os tempos verbais e quantas vezes puder antes de ir a entrevista. O intuito aqui não é decorar as respostas, mas sim te deixar mais tranquilo(a) para a conversa. Que será espontânea em muitos momentos.

5) Trabalhe seu vocabulário de negócios 

Ao praticar no “espelho” e/ou com amigos lembre-se de usar o vocabulário da vaga/posto de trabalho pretendido. E caso perceba que está com dificuldade procure uma escola que tenha esse tipo de curso direcionado. Na Minds Idiomas temos o curso Hospitality que é adaptado para essas situações empregatícias e que o aluno tem o ensino direcionado para o mercado de trabalho. Para saber mais acesse o nosso site.

Fabiano Castro é especialista em carreira\educação e Diretor Nacional da Minds Idiomas

Related Posts
Leave a Reply