5 ações que você pode fazer para melhorar o planeta em casa (No seu isolamento)

5 ações que você pode fazer para melhorar o planeta em casa (No seu isolamento)
Praia Grande (Litoral de SP) limpa neste período de isolamento
(Crédito: Portal Prefeitura da Praia Grande)

Spillover é o fenômeno que ocorre quando determinadas condutas são disseminadas coletivamente. Com a Covid-19, o isolamento foi algo imposto a todas as pessoas do mundo e por isso levou a uma renovação do meio ambiente. Milhares de imagens fora propagadas nas redes sociais e veículos de comunicação, desde Abril, de praias mais limpas, animais vivendo de forma mais harmônica, e qualidade do ar mais satisfatória em diversos lugares do planeta.

Neste mês de Junho se comemora o mês do Meio Ambiente, e a ONU (Organização das Nações Unidas) promoveu várias lives acerca do tema central deste ano: Biodiversidade. E como a crise da COVID-19 mostra que ao se destruir a biodiversidade são criadas as condições ideais para propagação de patógenos – Incluindo os diferentes tipos de coronavírus.

Rodrigo Berghahn, Coordenador Pedagógico da Minds English School, que dissemina atitudes para a melhoria do meio ambiente para mais de 10 mil estudantes separou 5 ações  simples, que acarretam benefícios ao meio ambiente, para colocar em prática no seu isolamento:

  1. Troque o copo de plástico por uma caneca :
    Uma garrafa de plástico leva mais de 400 anos para se decompor. Dê preferência pelo uso de canecas e embalagens que não sejam feitas de plástico para cozinhar/usar na sua residência.

2. Se precisar sair de casa: vá de bike!

Todos os anos, a ONU elege um tema de conscientização para o Dia Mundial do Meio Ambiente, este ano foi sobre Biodiversidade. Em São Paulo e outras grandes cidades são poucos os transportes sem a emissão de gás poluente e que não prejudiquem as espécies.

Use  a bike, caso precise sair de casa!Faça a sua parte pelo meio ambiente e ainda melhore o seu condicionamento físico.

3. Plante uma árvore e/ou tenha a sua própria horta em casa

Na Minds Idiomas já formamos mais de 10 Mil alunos. Todos, ao se formarem, plantam uma árvore. Se você não tem a oportunidade de fazer isso: faça uma horta em casa. Há vários canais no youtube que explicam como fazer a sua mini horta e ainda melhorará o ambiente da sua casa e a sua saúde mental neste período de isolamento.

4.Comece a separar o lixo para ser reciclado

Claro que dependemos das prefeituras para que o lixo seja destinado aos locais corretos de reciclagem, mas que tal fazer a sua parte? Veja no seu condomínio se há coleta seletiva e/ou no próprio bairro. Isso desencadeia uma consciência coletiva!

5. Colete lixo na praia após tudo isso passar

Você vai se surpreender. A ONG Ocean Conservancy reuniu 504 mil voluntários em 112 países para recolher lixos nas praias. Foram contabilizados: 13,8 milhões de itens, mais de 8 mil toneladas. No Brasil foi 1,4 toneladas em 55 km da costa e as bitucas de cigarro e embalagens de comida lideram. Quando tudo isso passar coloque na sua listinha de ir à uma praia e contribuir com o meio ambiente!

Related Posts
Leave a Reply