Antes da pandemia do coronavírus, 84% dos adolescentes brasileiros já não realizavam a quantidade recomendada de atividade física, segundo a OMS
(Imagem: Unsplash)
O mundo está se tornando cada vez mais tecnológico e, quando se trata de crianças e adolescentes, é crucial utilizar essa ferramenta a favor deles. Nesse sentido, muitos professores já estão adaptando suas aulas, incorporando métodos de aprendizado mais contemporâneos, como os jogos. Essa abordagem torna as aulas mais dinâmicas, mantendo os alunos concentrados e motivados.
As aulas interativas e atividades extracurriculares não só contribuem para o desenvolvimento da criatividade em crianças e adolescentes, mas também promovem benefícios para a saúde física e mental. No entanto, o sedentarismo é um problema crescente que afeta cada vez mais os jovens.
Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde) antes da pandemia do coronavírus, 84% dos adolescentes brasileiros já não realizavam a quantidade recomendada de atividade física, que é de, pelo menos, 60 minutos por dia, para atingir essa meta vale desde praticar esportes até caminhar para ir à escola, brincar de pega-pega, entre outras.
Para incentivar essa prática, os jogos Just Dance (JDAs) têm com uma de suas principais propostas: “movimentar o corpo”. A integração entre mente e corpo é uma característica fundamental na psicologia dos jogos. Games de dança ou de esportes têm o potencial de aprimorar a coordenação motora e promover a saúde física.
Tanto os jogos mais ativos quanto os jogos tradicionais, com supervisão dos pais ou responsáveis, têm impacto significativo na motivação, desenvolvimento cognitivo e aquisição de habilidades motoras, além de contribuírem para a memorização e o desenvolvimento da autonomia da criança.
“Nós, da Minds, oferecemos aulas interativas aos nossos alunos, que abrangem desde temas personalizados, como Harry Potter, até atividades dinâmicas como a prática de esportes, como beach tennis, e o uso de games e aplicativos para o aprendizado de inglês. Em relação aos jogos, utilizamos o Roblox. O objetivo deste ambiente é proporcionar aos alunos uma experiência que complemente suas aulas de inglês. Optamos pelo Roblox por ser uma plataforma multifuncional, acessível em computadores, dispositivos móveis, videogames, entre outros, facilitando o acesso para os alunos”, explica Renato Garcia, Diretor Publicitário da Minds Idiomas.
Para complementar o aprendizado no idioma e promover a atividade física, Renato menciona três jogos de dança com músicas em inglês:
1 – Just Dance:
uma popular série de jogos de dança disponível em várias plataformas, com uma vasta seleção de músicas em inglês.
2 – Dance Dance Revolution:
um clássico dos jogos de dança, com muitas faixas em inglês que desafiam os jogadores a seguir o ritmo.
3 – Zumba Burn It Up!:
disponível no Nintendo Switch, este jogo combina danças de Zumba com músicas populares em inglês, proporcionando um ótimo treino.