O aprendizado de inglês durante a infância é um dos maiores investimentos que um pai pode fazer pelo seu filho. Nessa fase, o cérebro está mais receptivo ao aprendizado, com uma capacidade incrível de absorver novas informações e criar conexões neurais. Isso não apenas facilita o domínio da língua, mas também desenvolve habilidades cognitivas importantes, como memória, atenção e raciocínio lógico. Além disso, aprender inglês desde cedo ajuda as crianças a desenvolverem uma pronúncia mais natural, algo mais difícil de alcançar na idade adulta.
Apenas 5% da população brasileira domina o inglês e, desses, apenas 1% é fluente na língua (pesquisa realizada em 2018 pela British Council). O domínio da língua é um diferencial para a vida de qualquer pessoa, principalmente na vida profissional. Aprender um segundo idioma na infância não só melhora habilidades linguísticas, mas também oferece vantagens cognitivas duradouras, preparando as crianças para desafios acadêmicos e sociais ao longo da vida.
O professor da escola de inglês Minds Idiomas, Rodrigo Berghahn, diz: “Crianças bilíngues desenvolvem capacidades únicas. A pessoa que domina o inglês tem uma série de benefícios e vantagens. Falar, ler, escrever e ouvir em Inglês prepara seu filho para um mundo mais globalizado, desenvolve habilidades cognitivas e sociais e abre portas para uma vida cheia de oportunidades e experiências. Quanto mais cedo ele começar, mais fácil será para ele alcançar a fluência e aproveitar todas essas vantagens. O Inglês é a língua da internet, dos negócios, da ciência e da tecnologia. O Inglês abre portas. Sem dúvida o Inglês é um dos grandes legados que você pode dar a seus filhos.”
Pensando nisso, Rodrigo Berghahn dá 3 motivos para colocar seu filho em um curso de inglês desde cedo:
1. Desenvolvimento cognitivo avançado
Aprender inglês desde cedo estimula funções cognitivas como memória, raciocínio lógico e resolução de problemas. Crianças bilíngues desenvolvem maior flexibilidade mental e atenção seletiva, habilidades que as ajudam não só no aprendizado da língua, mas também em outras áreas do conhecimento, como matemática e ciências.
2. Melhoria na comunicação e sociabilidade
O contato com um novo idioma expande a capacidade comunicativa das crianças, tornando-as mais confiantes e articuladas. Além disso, aprender inglês as ajuda a interagir com diferentes culturas, promovendo empatia, sensibilidade cultural e habilidades sociais importantes para um mundo cada vez mais globalizado.
3. Vantagem competitiva para o futuro
O inglês é uma ferramenta essencial no mercado de trabalho e no universo acadêmico. Quanto mais cedo seu filho dominar o idioma, mais preparado ele estará para aproveitar oportunidades internacionais e se destacar em um cenário competitivo. Além disso, começar cedo facilita o aprendizado e a naturalidade na fluência.
Aprender inglês é possível na Minds Idiomas, que oferece diversas condições vantajosas para famílias que desejam investir na educação de seus filhos. Com planos a partir de R$9 por dia, a escola busca democratizar o aprendizado do idioma, tornando-o acessível para diferentes públicos.
Além disso, a Minds disponibiliza descontos progressivos e outras facilidades, como materiais didáticos inclusos e horários flexíveis, permitindo que o curso se adapte à rotina e ao orçamento de cada aluno. Assim, investir no inglês com qualidade pode se encaixar no bolso sem comprometer o planejamento financeiro familiar. Saiba mais, aqui!