De 14 a 18 de junho, rede com 70 escolas e mais de 1000 funcionários promove a prática que salva vidas
Dia 14 de junho é celebrado o Dia Mundial do Doador de Sangue pela Organização Mundial da Saúde e pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), chamando atenção para a prática que salva vidas. Os meses de inverno, são os que registram os menores índices de doação, além disso, vários bancos de sangue encontram-se em estado crítico, pois com a pandemia vivida há quase dois anos as doações caíram.
No ano passado, o Hemocentro Regional de Maringá registrou queda de 50% no número de doações de sangue em agosto, de acordo com balanço realizado pela própria unidade e disponibilizado ao portal GMC Online. Trata-se da maior redução no número de doadores desde o início da pandemia. Nos meses de maio, junho e julho, o percentual de doações já vinha em queda estimada de 30%.
Este ano, a campanha foi adotada pelo Centro de Formação Minds Idiomas, que tem a sede da franqueadora da cidade. “Nós como escola temos o compromisso de desenvolvimento humano e social. Doar sangue salva vidas e por isso este ano nos unimos com o hemocentro. Estamos chamando alunos, funcionários, familiares e amigos a estenderem esta corrente do bem”, explica Leiza Oliveira, CEO da Minds.
Requisitos para a doação:
- Ter entre 16 e 69 anos
- Pesar mais de 51 quilos
- Estar bem de saúde
- Estar descansado e alimentado
- Não apresentar sintomas de gripe
- Pessoas que tiveram a Covid-19 podem doar após 30 dias do fim dos sintomas
- Estar munido com um documento de identificação com foto