Aprender inglês é essencial para quem deseja sucesso profissional. Porém, em muitos casos, apenas ter o conhecimento não é o suficiente. Para provar que você é fluente no idioma e tem as habilidades necessárias, muitas empresas, programas de intercâmbio acadêmico ou de pós-graduação exigem que o interessado possua um certificado de proficiência em inglês.
Atualmente, existem diversas certificações que você pode adquirir. Para conhecer quais são as mais reconhecidas e solicitadas e a importância em ter, continue a leitura!
Por que tirar um certificado de proficiência em inglês?
Existe uma percepção equivocada de que os certificados de proficiência em inglês servem apenas para quem está procurando uma oportunidade para estudar fora. Na realidade, eles são exigidos por diversas instituições, de várias áreas. Inclusive, muitas vezes, são exigidos para trabalhar em algumas empresas no nosso próprio país.
No âmbito acadêmico, eles podem ser cobrados até em programas de mestrado e doutorado no Brasil. A maioria das universidades solicitam que os interessados em participar de tais programas comprovem sua fluência – seja por uma prova ofertada durante o processo seletivo ou por meio de certificações.
Existe também uma tendência em médias e grandes empresas de cobrarem esses certificados para quem deseja ocupar cargos de alto nível. Mesmo nos casos em que não é uma exigência possuir a certificação, se você tem uma, ela serve como “prova” de que você estudou e tem o conhecimento e proficiência na língua inglesa.
Principais certificados
Por mais que existam diversos certificados de proficiência em inglês, existem alguns que merecem destaque. Nessa categoria, incluem-se aqueles que possuem maior reconhecimento internacional – seja por centros universitários ou pelo mercado de trabalho.
TOEFL
O TOEFL, ou Test of English as a Foreign Language (Teste de inglês como língua estrangeira) é o exame que emite o certificado de proficiência em inglês mais aceito pelo mundo acadêmico. Ao todo, são mais de 9 mil instituições de ensino superior pelo mundo que o aceitam para o ingresso em programas de graduação e pós-graduação.
Segundo a instituição, o teste é preferido entre 9 a cada 10 universidades americanas; em 100% das instituições de ensino superior na Nova Zelândia e Austrália; e preferido nas faculdades da França e Alemanha. Além disso, mais de 90% das universidades do Reino Unido preferem o TOEFL, participantes do grupo de elite Russell Group também entram nessa conta.
Além do mundo acadêmico, o TOEFL é aceito como comprovação de proficiência no idioma no processo de solicitar algumas modalidades de visto para Austrália, Nova Zelândia e Reino Unido. Ou seja: até quem deseja fazer um intercâmbio pode se beneficiar.
Sua prova é elaborada pensando em avaliar o participante seguindo suas habilidades nos seguintes quesitos:
- Compreensão auditiva (listening)
- Leitura (reading)
- Fala (speaking)
- Escrita (writing)
Com pontuação que vai de 0 a 120 (30 pontos em cada seção da prova), a prova é dividida em exercícios orais e escritos. Caso deseje, você pode fazer um simulado no site oficial do TOEFL.
A validade do certificado é de dois anos. Após esse período, a certificação deve ser refeita.
TOEIC
O TOEIC está para o mundo corporativo assim como o TOEFL está para o universo acadêmico. Organizado pela mesma instituição do TOEFL, o teste é aceito por mais de 14 mil empresas, em mais de 160 países.
Com mais de 30 anos de existência, o TOEIC tem como grande foco avaliar a fala e escrita do profissional. A maioria das questões são feitas em inglês americano, porém espere por algumas com base no inglês britânico e no australiano.
Por ser altamente aceito pelo mercado de trabalho, o TOEIC é o exame de proficiência em inglês que a Minds Idiomas possui como foco. Afinal, ele compreende as habilidades que todos os alunos devem possuir para sua vida profissional.
IELTS
O IELTS (International English Language Testing System) conta com dois modelos de certificação de proficiência em inglês: o IELTS Academic, com foco em quem deseja estudar no exterior, e o IELTS General, que avalia a proficiência de uma forma abrangente.
Assim como TOEFL, as provas são divididas nos segmentos listening, writing, speaking e reading. Uma diferença entre as duas é que algumas questões de listening e reading incluem questões no estilo “preencha a lacuna”, ao invés de múltipla escolha.
No site oficial da certificação, você pode realizar algumas questões-teste para se familiarizar com a prova.
Como se preparar para a prova
Para garantir bons resultados nas provas e conseguir tirar os certificados de proficiência em inglês, é necessário estar em contato constante com o idioma. Afinal, a prova não irá testar apenas seus conhecimentos sobre a língua, mas também a sua capacidade oral oral sobre ela.
Na maioria dos casos, os sites oficiais de cada exame oferecem questões-teste, simulados ou até mesmo provas de outras edições para que o interessado se prepare para a prova.
Além disso, é essencial ter o suporte de profissionais capacitados. Por isso, fazer um bom curso de inglês é sempre importante.
A Minds Idiomas tem como principal objetivo ensinar inglês com competência para seus alunos. Além do preparo para exames de proficiência, o aluno da Minds também conquista as habilidades necessárias para conviver com o idioma sem engasgos.
Que tal conhecer a escola e estudar com desconto? Clique no banner e saiba mais!