Fora as anotações em sala, leitura dos livros e dicionários e a realização dos exercícios diários, existem outros métodos para aprimorar o aprendizado da língua inglesa. Se você é amante de seriados, vai adorar esta dica: utilizar séries para aprender inglês básico é uma ótima ideia!
Evidentemente, não é uma dica tão nova assim. Séries, filmes e programas em inglês sempre serviram como grandes ferramentas para o aprendizado. Ao consumi-los com mais frequência, é possível aprender mais sobre a cultura do país, sotaques, gírias e frases do cotidiano. Além do mais, eles aguçam – e muito – o seu listening!
Para tornar a sua experiência mais divertida e educativa, listamos sete séries que ajudam no aprendizado do inglês básico. Quer saber quais são? Continue a leitura!
1. Friends
Se você ainda não era nascido ou, por algum motivo, nunca ouviu falar de Friends, saiba que a série foi um sucesso mundial! Produzida entre os anos de 1994 e 2004, o programa ainda é um dos sitcoms mais lembrados e assistidos de todos os tempos.
A história é voltada ao dia a dia do sexteto de amigos Chandler, Monica, Joey, Phoebe, Ross e Rachel, jovens moradores de Manhattan, em Nova Iorque. Com um humor que moldou uma geração de sitcoms norte-americanas, as dez temporadas trazem todos os conflitos e amores do grupo.
Todo o enredo leve e divertido da série colabora para aprender bastante coisa do idioma. Os diálogos são simples, com algumas gírias, e o vocabulário não foge muito do que está nos primeiros livros de estudos da língua.
2. Arrowverse
Se você gosta de ação e do universo de super-heróis, que tal aliar essa paixão com o aprendizado da língua inglesa? O Arrowverse, universo compartilhado dos seriados baseados nos quadrinhos da DC pela emissora CW, oferece uma linguagem fácil e acessível para quem está começando a aprender inglês.
Além de serem boas séries para aprender inglês básico, elas também ajudam no entendimento de gírias recentes e utilizadas por jovens estadunienses. São elas Arrow, (2012-), The Flash (2014-), Vixen (2015-16), Supergirl (2015-), DC’s Legends of Tomorrow (2016–) e Freedom Fighters: The Ray (2017).
3. Lost
A “explosão” de Lost aconteceu entre os anos de 2004 a 2007. Sucesso mundial e responsável por muitas “teorias da conspiração”, o enredo aborda o dia a dia de sobreviventes de um avião que caiu em uma ilha desconhecida. Os capítulos se passam e os mistérios aumentam, inclusive entre os próprios personagens.
Assista ao trailer da primeira temporada:
Os diálogos não são tão difíceis de entender. Apesar de serem episódios mais longos (cerca de 45 minutos), eles não são cansativos e é possível fazer uma boa compreensão auditiva. Vale a pena conferir!
4. Orange Is the New Black
Orange Is The New Black é uma série original da Netflix de extremo sucesso. Ela se passa no presídio feminino Litchfield e explora muitas dinâmicas entre grupos étnicos, sexuais e de classes, sendo perfeita para aprender gírias e sotaques diferentes.
https://giphy.com/gifs/oitnb-coldplay-mean-xTiTnpQoKii2uxWkMg
O seriado já conta com cinco temporadas, que são lançadas anualmente. Vale a pena maratonar!
5. Stranger Things
A série é sobre o misterioso desaparecimento de Will (Noah Schnapp) e a procura de seus amigos para encontrá-lo. Protagonizada por atores mirins, o programa não se propõe em ser um terror; está mais para um suspense.
O sucesso da série foi tão grande que somente após 16 dias de seu lançamento, em 2016, Stranger Things alcançou mais de 8 milhões de telespectadores, de acordo com a startup Symphony Advanced Media, empresa especializada em coleta dados anônimos na Internet.
Com uma dinâmica leve e cativante, é um vocabulário de uso bastante recorrente. O sotaque dos personagens é agradável, e a linguagem, acessível, principalmente nas inúmeras participações entre o elenco mirim.
6. Santa Clarita Diet
Que tal sair do comum e assistir uma sitcom diferenciada? Em Santa Clarita Diet, Drew Barrymore interpreta Sheila, uma corretora de imóveis de um tranquilo subúrbio americano que vê a vida (ou morte) mudar completamente ao se transformar em um zumbi.
Com o chamado “humor negro”, Santa Clarita Diet é uma boa série para aprender inglês básico, mas não tanto para quem tem o estômago fraco.
7. Modern Family
A comédia apresenta o dia a dia de três famílias que são ligadas entre si, cada uma com sua particularidade. Em um formato de pseudodocumentário, a série traz um humor sarcástico e constrangedor e não tem risos ao fundo.
https://www.youtube.com/watch?v=rGKyWfeR_Lg
Os episódios de curta duração e os erros do idioma (propositais) feitos por personagens estrangeiros da série contribuem para o processo de aprendizagem da língua.
Quer receber mais conteúdos como esse semanalmente? Cadastre-se, abaixo, na nossa newsletter!